A entrega dos carnês do IPTU 2024 começa nesta quinta-feira (4) em Blumenau. A previsão da prefeitura é arrecadar R$ 126 milhões com o imposto neste ano. O reajuste foi de 4,14%, mas há desconto para quem pagar em cota única e também o abono do bom pagador.

Continua depois da publicidade

O dinheiro deve ser usado em ações de saúde, educação, serviços urbanos e pagamento de salários.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Serão entregues 174 mil carnês — 5 mil a mais do que no ano passado. A expectativa é que os moradores recebam os boletos até o dia 26 de janeiro. Os Correios farão as entregas. Quem preferir pode emitir a guia online, pelo site da prefeitura.

— Os pedidos de revisão do imposto serão recebidos entre 15 de janeiro a 15 de março, via processo digital na Carta de Serviços. Além disso, correções nos dados cadastrais e outros atendimentos que os contribuintes venham a necessitar serão prestados de forma on-line, pelos canais da Secretaria da Fazenda — diz o secretário da Fazenda, César Poltronieri.

Continua depois da publicidade

Datas com descontos

Como ocorre todos os anos, as guias já são emitidas com desconto de 2% para quem quitou o imposto em dia em 2023. Também haverá a opção de pagar em cota única, com desconto de 5%, até 15 de fevereiro na guia verde. Ou com desconto de 3% até 15 de março na guia amarela.

O IPTU pode ser pago parcelado em 11 vezes.

O contribuinte tem opção de doar parte do imposto para ações sociais desenvolvidas no município. Nesse caso, o pagamento é feito em cota única na guia branca, até 15 de fevereiro, no valor total do IPTU deste ano e a porcentagem correspondente ao desconto é repassada ao Fundo de Assistência Social.

Leia mais

Blumenau cria serviço de consultas médicas 24 horas sem paciente precisar sair de casa

Blumenau mira aviação regional com obra milionária no Aeroporto Quero-Quero

Destaques do NSC Total