Os ônibus do transporte coletivo de Blumenau podem voltar a circular a partir da próxima segunda-feira (24). A possibilidade está sendo avaliada pelas equipes da prefeitura após anúncio do fim da suspensão pelo governo estadual. Conforme o decreto do Estado, o serviço deve permanecer desativado ao menos até o início da semana que vem.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região via Whatsapp.
Depois desse período, se a região continuar com a classificação de risco grave para coronavírus, a prefeitura poderá liberar a circulação. Conforme o novo decreto estadual que trata sobre as medidas restritivas conforme o nível de contágio, a suspensão é definida entre os secretários de Estado de Saúde e Infraestrutura e Mobilidade em regiões consideradas de risco gravíssimo.
“O transporte coletivo não é o único a multiplicar o coronavírus”, diz prefeito de Blumenau
Nas de risco grave não há determinação de proibição dos ônibus. Por isso, há chances do transporte coletivo retornar em Blumenau após pouco mais de um mês parado.
Continua depois da publicidade
Relembre
O transporte coletivo foi proibido pelo Estado em março como forma de combate ao novo coronavírus. Foi retomado em 15 de junho e virou polêmica após a prefeitura não permitir as passagens gratuitas, como a de idosos. Depois, passou a não autorizar a entrada de passageiros com mais de 60 anos.
O Ministério Público moveu uma ação contra o município e conseguiu, na Justiça, o acesso de idosos nos ônibus. Porém, o Tribunal derrubou a decisão dias depois e os mais velhos voltaram a não poder entrar nos ônibus. O impasse só terminou porque, no dia 14 de julho, o serviço foi novamente suspenso.
Ainda não se sabe como serão as regras para o retorno. No entanto, ao anunciar a volta, a gestão municipal deve detalhar o funcionamento.