A Jet Brasil ampliou as operações em Blumenau e desde domingo (6) oferece também o aluguel de bikes elétricas. São 50 bicicletas disponíveis, inicialmente, em 25 pontos da cidade. A medida visa ampliar as opções de transporte alternativo para a comunidade. Os equipamentos podem ser locados por aplicativo, como já ocorre com os patinetes oferecidos pela mesma empresa.

Continua depois da publicidade

Receber as notícias de Itajaí pelo Canal do WhatsApp

Conforme a Jet Brasil, a tarifa inicia com valores a partir de R$ 0,25 o minuto. A prefeitura disse que o serviço custa cerca de 20% a mais do que a taxa de locação de patinete, a depender da demanda e do itinerário. Para alugar uma das bikes, é preciso baixar o aplicativo da empresa no celular e fazer o cadastro. É possível efetuar o pagamento com cartão de crédito ou via Pix.

No aplicativo o usuário consegue acessar os locais onde as bikes estão disponíveis.

— Blumenau que tem uma frota que ultrapassa 200 mil veículos. Precisa, sim, avançar para transportes alternativos, como é o caso do patinete e também da bicicleta. Estamos ampliando ao cidadão as opções, para que ele não fique refém apenas do automóvel — argumenta o prefeito Egidio Ferrari.

Continua depois da publicidade

Conforme o Código Nacional de Trânsito, o ciclista deve andar na ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, e, na falta destes, na lateral da pista de rolamento, no mesmo sentido dos veículos. Na calçada ele só pode trafegar se estiver devidamente sinalizada como uso compartilhado, limitado a velocidade de 6 km/h.

A Jet Brasil atua em todo o Brasil e trouxe 250 bikes elétricas para o Sul do país. A empresa fez uma operação em Florianópolis no verão e agora testa o modelo em Blumenau, Itajaí e Navegantes.

Leia mais

Como vai funcionar serviço da BRK de limpa fossa em Blumenau onde não houver rede de esgoto

Jovem troca mercado financeiro na cidade mais de rica de SC para virar palhaço de hospital

Vovó cria reduto particular para coelhinhos da Páscoa no Vale do Itajaí e recebe até visitantes; FOTOS

Continua depois da publicidade