Blumenau pode chegar a 1.491 infectados pelo novo coronavírus no dia 30 deste mês. As novas projeções da prefeitura foram divulgadas na noite desta sexta-feira (15), em transmissão ao vivo. O estudo mostra a possível evolução da doença na cidade nos próximos 15 dias dentro de três cenários: o otimista, o mediano e o pessimista. No melhor deles a estimativa é de que o município tenha 984 diagnosticados dentro desse período. No intermediário, 1.241.

Continua depois da publicidade

​Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Blumenau tem se mantido no cenário mediano, conforme avaliou o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, e o prefeito Mário Hildebrandt. Conforme a última pesquisa, por exemplo, o documento afirma que no dia 23 haverá 614 contaminados (cenário otimista), 782 (mediano) ou 1.146 (pessimista). Nesta sexta-feira (15), segundo o boletim do governo do Estado, 415 blumenauenses já se infectaram até o momento. Na contagem da prefeitura são 474, 204 recuperados.

Se no fim do mês os números forem "otimistas", considerando que 5% chegarão a um estado mais grave de saúde, poderão ocorrer 149 internações: 99 em leitos de enfermaria e 50 em UTI. No mediano, com 1.241 infectados, a quantidade aumenta para 187 (com 62 pessoas em UTIs). Já no pessimista, seriam 225 hospitalizados, 75 deles em UTI. A capacidade hospitalar da cidade se resume, atualmente, a 91 leitos de UTI para adultos (há dez novos que devem ser instalados, de acordo com o Estado) e 618 espaços de enfermaria.

— O cenário pessimista é o cenário do relaxamento. Se todo mundo relaxar, pode ser até pior — alertou Hildebrandt.

Continua depois da publicidade

Até o fim desta tarde, havia seis blumenauenses em unidades de saúde por conta da doença. Quatro em UTIs e dois em enfermaria.

Testes rápidos e os cenários

A prefeitura aguarda a chegada de 15 mil testes rápidos para a última semana deste mês. E isso poderá alterar as projeções, já que haverá a ampliação da testagem e, com isso, aumento no número de casos. Por isso, o estudo é atualizado semanalmente.

As análises são feitas por técnicos do município, por profissionais da Unimed e Universidade Regional de Blumenau (Fubr). Eles levam em consideração a realidade da cidade (como as flexibilizações e os aumentos diários de casos).

Destaques do NSC Total