O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou no fim da manhã desta terça-feira a escolha de Blumenau com a sede da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Maior competição estudantil do país, os Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40 mil escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.
Continua depois da publicidade
A fase nacional vai reunir mais de 6.000 alunos-atletas de 12 a 17 anos de todo o Brasil, que competem em 14 modalidades, entre os dias 16 a 30 novembro deste ano. Blumenau disputava a sede do evento com outras três cidades: Foz do Iguaçu (PR), Poços de Caldas (MG) e Natal (RN).
O prefeito Mário Hildebrandt (sem partido) recebeu a confirmação diretamente do presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira. O dirigente telefonou para Hildebrandt para lhe dar a notícia.
– Estou muito feliz. O evento vai gerar um movimento econômico grande na cidade e levar o nome de Blumenau para todo o país, com as transmissões feitas a partir de Blumenau. E vai fortalecer o esporte de Blumenau naquilo que já é referência, as categorias de base – cometou o prefeito, sinalizando que as negociações iniciaram no ano passado e se intensificaram nos últimos 30 dias.
É a primeira vez que Blumenau sedia os Jogos Escolares, mas a cidade tem experiência em eventos desse porte. Em 2007, a cidade recebeu os os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs).
Continua depois da publicidade
Em 2018, foi definido um novo formato para os Jogos Escolares da Juventude, com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, reunindo mais de 6 mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal. Desde o ano passado, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato.
Agora, são três etapas regionais e uma nacional. Em 2018, Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville receberam os Jogos Escolares da Juventude.