A esquerda venceu o segundo turno das eleições legislativas da França neste domingo (7), conforme apontam as pesquisas de boca de urna. As informações são do g1. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados. 

Continua depois da publicidade

Veja os resultados de boca de urna:

  • Nova Frente Popular (esquerda): entre 172 e 192 assentos
  • Juntos (governista, de centro): entre 150 e 170 assentos
  • Reunião Nacional (extrema direita): entre 132 e 152 assentos

A Assembleia Nacional tem 577 assentos; são necessárias 289 cadeiras para se ter a maioria possível para definir o primeiro-ministro.

Embora ainda não tenham definido posição sobre a união, líderes do bloco de esquerda apontam aliança com o centro para obter maioria, apesar das pautas distantes e até opostas em muitas questões de ambos.

Continua depois da publicidade

No primeiro turno, o Reunião Nacional, partido de extrema-direita de Marine Le Pen, conquistou a maioria dos votos: 33%. Já a Nova Frente Popular, um grande bloco de partidos de esquerda, ficou em segundo lugar, com 28% dos votos, e o bloco centrista do presidente francês, Emmanuel Macron, terminou em terceiro lugar, com 20% dos votos.

Ainda conforme o g1, o líder do partido de extrema direita Reunião Nacional, Jordan Bardella, admitiu a derrota após a divulgação dos resultados de boca de urna das eleições legislativas deste domingo. 

Bardella, de 28 anos, afirmou que as eleições antecipadas convocadas pelo presidente, Emmanuel Macron, jogaram o país “nos braços da extrema esquerda”. Ele afirmou que seu partido vai amplificar o trabalho na oposição.

Leia também

VÍDEO: Cobra venenosa é encontrada morta “misteriosamente” dentro de casa em SC

FOTOS: Veja os carros mais caros emplacados em SC em 2024; Ferraris dominam lista

Como é o navio chinês de 40 milhões de dólares que veio buscar toneladas de soja em porto de SC

Destaques do NSC Total