Al Rihla, esse é o nome da bola da Copa do Mundo no Catar. O nome significa “a viagem” em árabe e é inspirado na cultura, arquitetura, barcos e na bandeira do Catar. Entre os detalhes do objeto que chamam a atenção, estão a tecnologia e o preço, pois a bola oficial custa exatos R$ 999,99.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Essa é a 14ª vez consecutiva que a Adidas é a responsável pela confecção da bola do torneio e, segundo a Fifa, essa é a primeira bola da Copa do Mundo feita exclusivamente com tintas e colas à base de água.

“Esta é uma bola oficial impressionante, sustentável e de alta qualidade da adidas, que será apreciada por estrelas que se apresentam no topo de seu jogo no maior palco do mundo no Catar, bem como jogadores de base em todos os lugares”, disse Jean-François Pathy, diretor de marketing da FIFA.

Seleção brasileira faz preparação para a Copa em moderno CT da Juventus; veja fotos do local

Continua depois da publicidade

Dentro da Al Rihla há um sensor esférico sustentado por um sistema de cordas. Alimentada por uma bateria recarregável, que pode ser carregada por indução, esta nova tecnologia manda dados 500 vezes por segundo indicando a localização em campo e sensível a cada toque que a bola recebe, de acordo com o ge.

As informações da bola são enviadas para computadores ligados à sala do VAR, onde os árbitros recebem e analisam os dados em tempo real. Quando um impedimento é identificado por esta tecnologia de inteligência artificial, eles recebem um alerta na tela.

Assista ao vídeo com dicas de filmes e livros sobre a Copa

Leia também

Veja como Seleção Brasileira se prepara na Itália para a Copa do Mundo no Catar

Renata Silveira será a primeira mulher a narrar a Copa do Mundo pela Rede Globo: “Escrevendo história”

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total