O calor intenso ganha força no Brasil e deve deixar as temperaturas elevadas em 10 estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-oeste durante o Carnaval. Segundo o Metsul Meteorologia, o fenômeno tem relação com a expansão de uma massa de ar quente.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (12), o “calorão” atinge o norte do Rio Grande do Sul com as temperaturas mais altas ocorrendo no Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre e no Litoral Norte. Os termômetros devem ultrapassar os 35 ºC em alguns municípios.
Na sexta-feira (13), o calor intenso diminui nas cidades gaúchas devido à chegada de uma frente fria. Em Santa Catarina e no Paraná, no entanto, o dia será quente.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as máximas nesta quinta-feira podem chegar a 38°C. Entre o final da tarde e início da noite, entretanto, a presença de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera favorece a ocorrência de temporais isolados com chuva pontualmente intensa pelo Estado. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às altas temperaturas.
Veja os estados que serão afetados pelo calor intenso nos próximos dias
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Mato Grosso Sul
- Mato Grosso
- Goiás
Continua depois da publicidade
Calorão afeta cidades no final da semana
No Sudeste, a temperatura começa a subir muito em São Paulo no final desta semana e deve se estender durante todo o Carnaval. Na capital paulista, as máximas no fim de semana e na segunda-feira devem oscilar entre 30 ºC e 32º C. Embora não sejam altas temperaturas, o abafamento aumenta a sensação de desconforto, informa o MetSul. No interior do estado, as cidades devem registrar temperaturas acima de 35°C.
No Rio de Janeiro, a previsão indica tempo aberto e firme entre sexta-feira e a próxima terça-feira (17). Será uma sequência de dias com muitas horas de sol e temperaturas elevadas. Em Minas Gerais, o calor deve ser mais intenso na região do Triângulo Mineiro. No Espírito Santo, os termômetros marcam acima de 35ºC em algumas cidades.
No Centro-Oeste, as regiões mais quentes serão o Sul do Mato Grosso, na região de Cuiabá, e o Oeste do Mato Grosso do Sul, perto do Paraguai.
Calor pode trazer riscos
Continua depois da publicidade






