O calor intenso ganha força no Brasil e deve deixar as temperaturas elevadas em 10 estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-oeste durante o Carnaval. Segundo o Metsul Meteorologia, o fenômeno tem relação com a expansão de uma massa de ar quente.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (12), o “calorão” atinge o norte do Rio Grande do Sul com as temperaturas mais altas ocorrendo no Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre e no Litoral Norte. Os termômetros devem ultrapassar os 35 ºC em alguns municípios.

Na sexta-feira (13), o calor intenso diminui nas cidades gaúchas devido à chegada de uma frente fria. Em Santa Catarina e no Paraná, no entanto, o dia será quente.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as máximas nesta quinta-feira podem chegar a 38°C. Entre o final da tarde e início da noite, entretanto, a presença de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera favorece a ocorrência de temporais isolados com chuva pontualmente intensa pelo Estado. O risco é moderado para ocorrências relacionadas às altas temperaturas.

Veja os estados que serão afetados pelo calor intenso nos próximos dias

  1. Rio Grande do Sul
  2. Santa Catarina
  3. Paraná
  4. São Paulo
  5. Minas Gerais
  6. Rio de Janeiro
  7. Espírito Santo
  8. Mato Grosso Sul
  9. Mato Grosso
  10. Goiás

Continua depois da publicidade

Calorão afeta cidades no final da semana

No Sudeste, a temperatura começa a subir muito em São Paulo no final desta semana e deve se estender durante todo o Carnaval. Na capital paulista, as máximas no fim de semana e na segunda-feira devem oscilar entre 30 ºC e 32º C. Embora não sejam altas temperaturas, o abafamento aumenta a sensação de desconforto, informa o MetSul. No interior do estado, as cidades devem registrar temperaturas acima de 35°C.

No Rio de Janeiro, a previsão indica tempo aberto e firme entre sexta-feira e a próxima terça-feira (17). Será uma sequência de dias com muitas horas de sol e temperaturas elevadas. Em Minas Gerais, o calor deve ser mais intenso na região do Triângulo Mineiro. No Espírito Santo, os termômetros marcam acima de 35ºC em algumas cidades.

No Centro-Oeste, as regiões mais quentes serão o Sul do Mato Grosso, na região de Cuiabá, e o Oeste do Mato Grosso do Sul, perto do Paraguai.

Calor pode trazer riscos

Continua depois da publicidade