Os resultados dos exames realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro revelaram o quadro de anemia. Além disso, um raio-x da região do tórax também demonstrou que ele ainda apresenta um quadro residual de pneumonia recente por broncoaspiração. Os detalhes do diagnóstico foram divulgados pelo Hospital DF Star na tarde deste domingo (14).

Continua depois da publicidade

O quadro de anemia ocorre por deficiência de ferro. O nutriente, conforme o orienta o Ministério da Saúde, é essencial para a vida e tem funções para fabricação das células vermelhas do sangue e transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Os principais sintomas para o quadro anêmico são cansaço, falta de apetite, palidez de pele e mucosas, além de apatia. 

Entenda a situação de Bolsonaro

O ex-presidente recebeu reposição de ferro por via endovenosa. Em caso de orientação médica para reposição com auxílio alimentar, o ferro de origem animal é melhor absorvido pelo organismo e está presente nas carnes vermelhas, carnes de aves e de peixes, além de mariscos. Entre os alimentos de origem vegetal, são fontes de ferro agrião, couve, cheiro-verde, taioba, nozes, castanhas, melado de cana, entre outros.

Além da anemia, o boletim divulgado pelo hospital DF Star aponta um quadro residual de pneumonia. Essa evidência pode ocorrer em pacientes diagnosticados e tratados anteriormente com a doença, como no caso de Bolsonaro. O ex-presidente teve pneumonia viral em junho deste ano.

Leia mais

“Estado fragilizado”, cita médico na saída de Bolsonaro do hospital

Continua depois da publicidade

Bolsonaro volta à prisão domiciliar após manhã de exames em hospital de Brasília