A Polícia Federal encontrou uma mensagem com orientação para disseminação de fake news partindo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi publicada no blog da jornalista Daniela Lima, do portal g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a publicação, a mensagem foi encontrada em conversas analisadas na investigação sobre um grupo de empresários suspeito de pregar um golpe de Estado no país. A apuração do Supremo Tribunal Federal (STF) teve início depois de reportagens do portal Metrópoles que mostravam conversas entre empreendedores com conversas em favor de um golpe caso Lula vencesse as eleições de 2022. Oito empresários investigados tiveram os telefones celular apreendidos com autorização do ministro Alexandre de Moraes.

Nesta semana, o STF decidiu arquivar a investigação contra seis dos oito empresários. O suposto envolvimento de Meyer Nigri, da empresa Tecnisa, e do catarinense Luciano Hang, da Havan, vão continuar. A mensagem citada na reportagem foi vista n celular de Nigri, em conversa com um número identificado como “PR Bolsonaro 8”, identificação de um dos telefones do ex-presidente, segundo a PF.

Na mensagem, Bolsonaro faz ataques a ministros do TSE e do STF, divulga ataques e fake news sobre as urnas eletrônicas e pesquisas e, ao fim, encerra com a frase: “Repasse ao máximo”, em letras maiúsculas.
Em resposta ao ex-presidente, o empresário responde que já havia repassado “para vários grupos”. Segundo a data que aparece nos prints, as mensagens teriam sido trocadas no dia 26 de junho de 2022, pouco mais de três meses antes do primeiro turno das eleições presidenciais.

Continua depois da publicidade

A investigação contra Nigri e Hang deve começar pelo menos por mais 60 dias.

Leia também

Conversas e áudios inéditos mostram bastidores da atuação do hacker Delgatti

Juiz condena hacker a 20 anos de prisão por invadir comunicação de Moro e Deltan da Lava Jato

O que se sabe sobre o caso das joias de Bolsonaro e quem são os investigados

Destaques do NSC Total