Jair Bolsonaro (PL) reuniu, na manhã deste domingo (16), apoiadores na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em ato pela anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023. Além do ex-presidente, participaram da manifestação o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). Com informações do g1

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Bolsonaro fez o discurso por volta das 11h30min e pediu anistia para os presos pelos atos golpistas. O protesto acontece uma semana antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar denúncia da Procuradoria-Geral da República que pode tornar Bolsonaro réu. Os filhos do ex-presidente, Eduardo, Flávio e Carlos também estavam presentes. 

Durante o ato, os manifestantes pediram a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a volta de Jair Bolsonaro ao poder. O protesto é visto como uma tentativa de pressionar o Congresso para que o projeto de anistia seja aprovado na Câmara e no Senado. 

Bolsonaro foi condenado em dois processos na Justiça Eleitoral e está inelegível até 2030.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Rússia ameaça não aceitar proposta de cessar-fogo em guerra contra Ucrânia; veja condições

“Diretas Já”: Turma de jornalismo da UFSC transformou formatura em ato a favor da democracia