A perícia médica feita pelo Instituto Nacional de Criminalística concluiu, nesta sexta-feira (19), que Jair Bolsonaro (PL) tem hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia para tratamento. O laudo foi enviado para análise do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua depois da publicidade

“Diante do exposto, essa junta médica pericial conclui que o periciado Jair Messias Bolsonaro é portador de hérnia inguinal bilateral que necessita reparo cirúrgico em caráter eletivo”, diz o resultado da perícia.

A perícia afirma ainda que houve “piora progressiva” do quadro de hérnia de Bolsonaro, provavelmente causado pelo “aumento da pressão intraabdominal decorrente dos soluços e da tosse crônica”.

Sem urgência

Peritos afirmaram, no entanto, que não há em nenhum relatório médico a indicação de necessidade de cirurgia em urgência ou emergência.

“Não há descrição de encarceramento ou estrangulamento da(s) hérnia(s) em nenhum momento, inclusive até a realização da presente perícia”, diz o relatório.

Continua depois da publicidade

O que perícia disse sobre soluços

Os peritos também deram o parecer sobre o quadro de soluços de Bolsonaro.

“No tocante ao quadro de soluços, o bloqueio do nervo frênico é tecnicamente pertinente. Quanto à tempestividade do procedimento, esta junta médica entende que deve ser realizado o mais breve possível, haja vista a refratariedade aos tratamentos instituídos, a piora do sono e da alimentação, além de acelerar o risco das complicações do quadro herniário, em decorrência do aumento da pressão intra-abdominal”, diz o documento.

Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro

O que acontece agora?

O laudo foi elaborado por médicos da PF. A equipe de médicos da Polícia Federal (PF) esteve com o ex-presidente na cela dele, na quarta-feira (17), para avaliar o estado de saúde e analisar se ele precisa passar por um procedimento cirúrgico.

Continua depois da publicidade

Após o resultado, conforme o rito, o laudo técnico é enviado a Alexandre de Moraes, que decidirá se a cirurgia será autorizada ou não, em um hospital privado.

Por que os exames foram solicitados?

Moraes determinou o prazo de até 15 dias para a realização da perícia, pois, segundo ele, os exames apresentados pelos advogados não estão atualizados. Além disso, ele queria uma avaliação isenta sobre a necessidade da cirurgia.

O que alega a defesa

Bolsonaro passou por exames de ultrassom no fim de semana passado. No domingo (14), médicos do ex-presidente deram o diagnóstico de hérnia e a recomendação para a realização de uma cirurgia. No pedido, a defesa do ex-presidente indica que ele ficaria no DF Star, um dos hospitais mais caros de Brasília e onde a equipe médica de Bolsonaro normalmente atende.

O que é hérnia inguinal?

De acordo com o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal também é chamada de hérnia na virilha, justamente por serem comuns na zona em que fica a junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen.

Continua depois da publicidade

Considerada comum, esse tipo de hérnia surge quando uma porção do intestino ou de tecido adiposo se projeta por uma fraqueza na parede abdominal, provocando dor e incômodo. Em homens, a hérnia inguinal pode se estender até os testículos, provocando a chamada hérnia inguinoescrotal.

A hérnia não é causada por atividade física intensa, mas por uma fraqueza que já existia na parede abdominal. Tosse crônica ou obesidade podem agravar o problema.