O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou ao centro cirúrgico para realizar um novo procedimento neste sábado (27), comunicou Michelle Bolsonaro. Ele passou por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral na quinta-feira (25).

Continua depois da publicidade

Segundo a ex-primeira-dama, o motivo do retorno ao hospital neste sábado é a realização de um bloqueio no nervo frênico. O procedimento é adotado para a melhora dos soluços, que Bolsonaro enfrenta há meses.

“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico.
Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, publicou Michelle nos stories.

A previsão indicada pela equipe médica de Bolsonaro após a cirurgia era de que uma reavaliação fosse feita na próxima segunda-feira (29) para decidir se o procedimento, considerado mais invasivo, seria adotado para tratar as crises de soluço frequentes.

Antes da cirurgia de correção da hérnia, os médicos consideraram a possibilidade de já realizar o bloqueio anestésico do nervo frênico, procedimento que será realizado neste sábado. Contudo, os médicos consideraram a medida invasiva e optaram por um novo tratamento com medicamento, além de mudanças na alimentação.

Continua depois da publicidade

A previsão inicial era de que o ex-presidente ficaria de cinco a sete dias internado para cuidados pós-operatórios. Caso fosse realizada a intervenção para soluços, esse prazo poderia se estender. A alta hospitalar depende da evolução e recuperação de Bolsonaro.

O que é o bloqueio do nervo frênico?

O procedimento adotado pela equipe médica do ex-presidente neste sábado tem como objetivo reduzir a atividade do nervo que controla o diafragma de forma temporária, o que auxilia a interromper os soluços persistentes. É aplicada anestesia local, com um medicamento próximo ao nervo. O bloqueio é usado somente quando outros tratamentos não respondem e os soluços tem um grande impacto na vida do paciente.

Como foi a cirurgia de correção de hérnia?

A cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral terminou no início da tarde de quinta-feira e durou cerca de três horas e meia. O procedimento, solicitado pela defesa, foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira (23).

De acordo com a equipe médica de Bolsonaro, a cirurgia aconteceu dentro do previsto e sem nenhuma intercorrência. O ex-presidente já foi levado para o quarto. Nos próximos dias, os cuidados serão voltados para a analgesia, fisioterapia, e outros procedimentos.

Continua depois da publicidade

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, também comunicou o sucesso da cirurgia. “Cirurgia finalizada com sucesso! Sem intercorrências. Agora é aguardar o retorno da anestesia”, escreveu nos stories do Instagram

O que é hérnia inguinal?

De acordo com o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal também é chamada de hérnia na virilha, justamente por serem comuns na zona em que fica a junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen.

Considerada comum, esse tipo de hérnia surge quando uma porção do intestino ou de tecido adiposo se projeta por uma fraqueza na parede abdominal, provocando dor e incômodo. Em homens, a hérnia inguinal pode se estender até os testículos, provocando a chamada hérnia inguinoescrotal.

Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro

Continua depois da publicidade

*Com informações de g1