Uma bombeira mirim recém-formada ajudou a salvar a vida da própria prima, de apenas três anos, vítima de engasgamento. O caso ocorreu cerca de uma semana depois de Lara de Oliveira Pereira, de nove anos, se formar no programa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Grata pelos ensinamentos que a neta recebeu, a avó ligou para agradecer à corporação, em São José, na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O episódio aconteceu na tarde de 25 de julho, apenas nove dias após a formatura de Lara. Enquanto a família se reunia para uma refeição, a prima se engasgou de forma silenciosa, sem que os adultos percebessem. Foi a bombeira mirim quem identificou a situação e agiu prontamente para colocar em prática o que aprendeu no programa, com coragem, atenção e preparo.

— Minha netinha se engasgou com palitinhos fritos, e a Lara, que havia acabado de concluir o curso do Bombeiro Mirim, aplicou a técnica que aprendeu. Graças a Deus e aos bons ensinamentos que recebeu, conseguiu desengasgar a priminha. Parabéns e muito obrigado por salvar mais uma vida, mesmo à distância — disse a avó Nilza.

Esta, porém, não foi a primeira vez que Lara esteve envolvida em situações de emergência. Desde muito pequena, ela demonstrava atenção aos detalhes e vontade de ajudar. Aos três anos, foi a responsável por pedir socorro ao perceber que Nilza estava passando mal — fato que levou ao diagnóstico de um problema cardíaco. 

Algum tempo depois, aos cinco anos, Lara chamou por ajuda ao encontrar uma vizinha, que considera como “avó do coração”, caída após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Continua depois da publicidade

Além da maturidade diante de situações críticas, Lara também chama atenção pelo cuidado no dia a dia. Ela mantém um caderno com todas as informações sobre os medicamentos da avó, contatos de emergência e endereço da residência. Com grande interesse por animais, diz que quer ser bióloga no futuro e demonstra, desde cedo, o espírito de serviço e empatia.

Leia mais

Filhote de jacaré com condição rara de saúde é resgatado em Balneário Camboriú