Um filhote de jacaré-de-papo-amarelo com uma condição rara de saúde foi resgatado em Balneário Camboriú. Trabalhadores da estação de tratamento de esgoto encontraram o animal nesta semana e perceberam que ele corria risco de não sobreviver, então chamaram a Polícia Militar Ambiental.

Continua depois da publicidade

O pequenino sofre de leucismo, uma condição genética que resulta na perda parcial de pigmentação da pele, mas mantém a coloração normal dos olhos. O encontro de animais da espécie é frequente, segundo os trabalhadores, mas perceberam que neste caso o filhote estava isolado, sem cuidados da mãe.

Animais com essa condição perdem a capacidade de camuflagem, viram presas fáceis e têm dificuldade de conseguir comida (assista ao vídeo abaixo). E sem proteção materna, as chances de atingir a fase adulta em vida livre são reduzidas, de acordo com a PM Ambiental.

Após o resgate, o jacaré foi encaminhado ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, em Balneário Camboriú, onde passou por avaliação veterinária. A destinação final do animal será definida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão estadual responsável pela gestão da fauna silvestre.

Continua depois da publicidade

Leia mais

O que explica o surgimento de pinguins mortos e feridos nas praias de SC nesta semana