nsc
    santa

    Educação 

    Bombeiros Especiais: alunos da Apae de Gaspar passam por curso inédito no Estado

    Turma se forma no dia 30 deste mês. Até lá, aprendem como agir em situações de emergência.

    17/04/2019 - 05h18 - Atualizada em: 17/04/2019 - 05h19

    Compartilhe

    Nathan
    Por Nathan Neumann
    (Foto: )

    Os passos apressados e a sirene davam o alerta para que os alunos deixassem o prédio da Apae de Gaspar às pressas por conta de um incêndio. Porém, tudo não passava de um teste. Nesta terça-feira, os alunos tiveram uma aula diferente. Passaram por simulados para saber como se comportar em situações de emergência, como em casos de afogamentos e incêndios.

    A iniciativa partiu da direção da entidade e do Corpo de Bombeiros Militares de Gaspar, e rendeu bons aprendizados ao longo de três semanas. Os alunos são instruídos sobre técnicas de primeiros socorros, evacuação e abandono de prédio e acionamento da corporação. Além disso, uma das turmas com 15 estudantes agora faz parte dos “Bombeiros Especiais”, que podem auxiliar no atendimento em casos de emergência.

    No simulado de evacuação e abandono do prédio, em casos de incêndio, apesar de alguns apresentarem dificuldades de locomoção, todos conseguiram deixar o local em cinco minutos. Um resultado que foi bem avaliado pelos bombeiros.

    – Foi muito satisfatório. A gente recebeu um retorno muito positivo deles no sentido de que também estão aptos a reagirem em situações de risco. Perguntei pra eles se poderiam voltar para buscar algo em uma situação de incêndio e todos responderam em coro que não. Isso nos deixa muito orgulhosos em poder ver que eles conseguiram absolver grande parte do que foi passado – afirma o comandante do Batalhão dos Bombeiros Militares de Gaspar, tenente Douglas Tomaz Machado.

    Além da simulação de incêndio, os alunos do programa “Bombeiro Especial” tiveram também aulas práticas de como reagir a possíveis afogamentos, uma vez que a Apae possui uma piscina terapêutica nas instalações. Lá, dois agentes dos bombeiros puderam mostrar quais os riscos de se jogar na água para tentar salvar alguém que está se afogando.

    Bombeiros Especiais
    Bombeiros Especiais
    (Foto: )

    Os alunos receberam instruções de como chamar algum responsável, acionar os bombeiros através do 193, não pular na água e jogar algum objeto flutuante para a vítima.

    – É a primeira vez que os alunos da Apae estão vivenciando esta situação, de novas técnicas, eles estão constantemente aprendendo novos conhecimentos. O que é muito positivo para o desenvolvimento deles – argumenta diretora pedagógica, Katia Uller.

    Agora que os conhecimentos adquiridos nas aulas já foram colocados em prática, através das simulações, os alunos aguardam pela formatura, que acontece no dia 30 de abril, com um passeio no Parque Beto Carrero World. Aí sim, a Apae de Gaspar vai passara a ter os “Bombeiros mais do que Especiais”. A iniciativa dos "Bombeiros Especiais" é inédita em Santa Catarina, afirma o comandante Machado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas