Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 165 hectares de vegetação em Balneário Gaivota, no Sul de Santa Catarina, na manhã de quinta-feira (18). As chamas começaram em uma área de plantio de pinus e produção de látex, se espalharam para a vegetação nativa, impulsionadas pelos fortes ventos.
Continua depois da publicidade
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h30min, após uma grande coluna de fumaça ser avistada do centro do município e também de cidades vizinhas. A ocorrência foi registrada na região da Estrada Geral, no bairro Lagoa Cortada.
De acordo com os bombeiros, o fogo atingiu uma área aproximada de 1.657.019 metros quadrados, o equivalente a 165 hectares. Para o combate e extinção das chamas, foram utilizados cerca de 10 mil litros de água, além de linhas diretas de ataque, batedores, bombas costais, sopradores e a abertura de aceiros.
A ocorrência mobilizou viaturas dos bombeiros de Sombrio, com apoio das guarnições de Passo de Torres e Araranguá, além da Defesa Civil e de máquinas da prefeitura. O trabalho se estendeu por aproximadamente 13 horas, incluindo a fase de rescaldo.
A Prefeitura de Balneário Gaivota informou que a Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo realizou o monitoramento aéreo da área com o uso de drone, auxiliando no mapeamento das áreas mais críticas e na proteção de residências e propriedades rurais.
Continua depois da publicidade
Segundo a administração municipal, há suspeita de que o incêndio tenha sido provocado, após relatos de que duas cabanas teriam sido incendiadas em uma região próxima. O caso será apurado pela Polícia Militar e pela Polícia Civil.
O incêndio foi controlado apenas durante a noite, após o trabalho integrado das equipes envolvidas.
A prefeitura reforça o alerta para que a população não realize queimadas, nem em lixo, nem em vegetação, destacando que pequenas ações podem causar grandes danos ambientais e colocar vidas em risco. Em caso de foco de incêndio, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.




