nsc
    an

    Aniversário

    Bombeiros Voluntários de Joinville apresentam nova sede 

    Na semana que marca os 125 anos, corporação inaugura nova sede

    11/07/2017 - 11h35 - Atualizada em: 11/07/2017 - 11h40

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    No endereço da rua Jaguaruna, a sede nova divide o espaço com a antiga
    No endereço da rua Jaguaruna, a sede nova divide o espaço com a antiga
    (Foto: )

    O principal presente em comemoração ao aniversário de 125 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) já foi apresentado. A nova sede, mais moderna, teve investimento de R$ 2,9 milhões e marca uma nova fase da corporação. O principal objetivo da obra, além do melhor atendimento à comunidade, foi proporcionar mais conforto e valorização das 1.700 pessoas que trabalham na sede — entre voluntários, bombeiros mirins, banda, brigadistas, bombeiros efetivos e equipe administrativa.

    Segundo o diretor executivo da unidade, Matheus Cadorin, dentre as inovações está a instalação de uma cisterna para captação da água da chuva. O sistema irá alimentar um reservatório com capacidade para guardar 100 mil litros, aumentando a capacidade de armazenamento de 138 mil litros para 238 mil.

    — Toda a iluminação é com lâmpadas de LED, há amplos vestiários, área de descanso, auditório, ambiente com isolamento. Tudo foi pensado para o conforto dos nossos bombeiros.

    Cadorin também ressalta que a nova construção valoriza a inovação e a tecnologia. A obra começou em agosto e teve total apoio da comunidade, com doações em dinheiro, materiais, mão de obra e projetos. A corporação conta hoje com aproximadamente 22 mil contribuintes.

    — O recurso veio de contribuições da comunidade e do empresariado da cidade. E também um terreno que foi vendido anos atrás e do qual o recurso foi aplicado — completou o diretor.

    Dos 125 anos de história, 104 foram vividos na rua Jaguaruna, nº 13. O novo prédio de 2,5 mil metros quadrados ocupa o espaço da antiga garagem da frota, nos fundos da atual construção. A nova sede operacional e administrativa deve começar a funcionar na próxima segunda-feira, dia 17. Entretanto, a expectativa é de que até os últimos detalhes da operação, como o sistema de telefonia e de climatização, sejam concluídos até o final de agosto.

    A nova sede será inaugurada no dia 13, no aniversário da unidade. Na data, também serão homenageados os voluntários e benfeitores da corporação. Além da sede, a torre antiga — inaugurada em 1956 — foi restaurada e será aberta ao público dentro do roteiro de visitação do Museu Nacional do Bombeiro. Já na sexta-feira, ocorre o lançamento da terceira edição do gibi 'Liga dos Bombeiros Voluntários de Joinville'.

    Novos desafios

    A nova instalação marca a modernização dos bombeiros. Para o comandante Jaekel Antonio de Souza, as inovações não devem parar por aí. Para ele, as unidades operacionais descentralizadas também devem ser atualizadas e, futuramente, ampliadas para outras localidades, seguindo o crescimento populacional da cidade. Atualmente, Joinville conta unidades instaladas em pontos estratégicos do município.

    A vice-presidente e diretora de projetos do CBVJ, Dolores Tomaselli, ressalta que essas ampliações são feitas após vários estudos e planejamento estratégico, para viabilizar os projetos. Fora o desafio de aprimorar a rapidez do serviço a cada dia, o comandante também salienta o obstáculo em manter o interesse da comunidade em prestar o voluntários no Corpo de Bombeiros.

    — A atividade voluntária concorre com outros compromissos, como estudo e trabalho. Até o momento, a nossa capacidade de formar esses bombeiros tem nos atendido. Mas temos que pensar no futuro: se for preciso ampliar o número, nós temos que encontrar pessoas dispostas a nos ajudar — conclui Souza.

    Programação dos 125 anos da CBVJ:

    Quarta, 12 de julho

    19h30

    — Sessão solene em homenagem aos 125 anos do CBVJ

    Local: Câmara de Vereadores de Joinville (avenida Hermann August Lepper, 1100, Saguaçu)

    Quinta, 13 de julho

    19h30

    — Homenagem e entrega de condecorações aos voluntários mais antigos e bombeiros com mais horas de serviço durante o ano de 2016.

    — Lançamento da 3ª edição do livro 'Os Voluntários do Imprevisível' escrito pelo historiador Apolinário Ternes

    — Entrega da comenda Ordem da Machadinha — Inauguração do novo prédio do Corpo de Bombeiros

    Local: Unidade Centro (rua Jaguaruna, 13, Centro)

    Sexta, 14 de julho

    19h

    — Lançamento da 3ª edição do gibi 'Liga dos Bombeiros Voluntários de Joinville'

    Local: piso térreo do Shopping Mueller (ao lado da praça de eventos)

    Sábado, 15 de julho

    22h

    — Baile do Bombeiro

    Local: Liga da Sociedade Joinvilense (rua Jaguaruna, 100)

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas