Um novo supercomputador será responsável por gerar alertas meteorológicos no Brasil. A tecnologia promete indicar quais regiões de um bairro terão chuvas e em que momento, com uma precisão nunca antes vista. O novo equipamento, adquirido em 2024, recebeu um investimento de R$ 200 milhões. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
A previsão é feita com base em um volume intenso de dados. As informações são enviadas de inúmeros meios, como aviões, navios, balões e estações espalhadas pelo planeta. Essa quantidade de dados resulta em mais de trilhões de cálculos por segundo — algo nunca antes visto.
Antes, o Brasil operava com o Tupã — equipamento em funcionamento desde 2010. Ele já deveria ter sido desligado, com previsões de apagões meteorológicos sendo divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 2021, por falta de investimento.
Com o novo equipamento, o Brasil passa a contar com:
- Processamento 6 vezes mais rápido de dados meteorológicos e climáticos;
- Previsões geradas em minutos — antes, levavam até 3 horas;
- Capacidade de armazenamento 24 vezes maior, permitindo modelos mais detalhados;
- Precisão para indicar a hora e o minuto em que eventos devem ocorrer.
Continua depois da publicidade
Como os cálculos são feitos pelo supercomputador?
Instalado no interior de São Paulo, o novo supercomputador funciona sem pausas. O volume de dados recebido pela tecnologia é armazenado e calculado. Assim, a previsão do que deve acontecer nos próximos dias, e até meses, é concluída.
— O antigo supercomputador já não supria as necessidades do Inpe nem a demanda da sociedade brasileira. A gente tinha dados suficientes, capacidade de pesquisa para desenvolver e melhorar os modelos, mas faltava um sistema de supercomputação capaz de atender à população — disse Ivan Márcio Barbosa, coordenador de infraestrutura de dados e supercomputação do Inpe.
Antes, o antigo sistema realizava todo o processamento apenas duas vezes ao dia. Agora, isso será feito a cada seis horas, o que permite acompanhar as mudanças na atmosfera quase em tempo real. Para manter o equipamento funcionando, serão gastos R$ 6 milhões ao ano.
O que muda na previsão do tempo?
O novo supercomputador vai permitir uma exatidão nunca antes vista. Será possível identificar não apenas se vai chover em uma cidade, mas em qual bairro e em qual horário. Com isso, possíveis riscos e outros perigos poderão ser identificados, o que deve resultar numa maior proteção aos brasileiros.
Continua depois da publicidade
— A gente vai conseguir saber com uma riqueza de detalhes que, em algumas regiões, vamos poder dizer em que rua chove e em qual não. Vamos poder indicar o momento exato e acompanhar o que acontece quando uma chuva chega quase que em tempo real, observando se ela vai aumentar ou diminuir, por exemplo — afirma Gilvan Sampaio, especialista em meteorologia e pesquisador do Inpe.
Além de alertas e avisos, o novo supercomputador ainda possui um papel estratégico em diversos setores da economia. O sistema deve auxiliar na chamada previsão sazonal, em que se olha para os próximos três meses. Ou seja, setores como agropecuária, energia e saúde devem ser beneficiados.
Por que o supercomputador é importante?
Atualmente, em um cenário de constantes mudanças climáticas, os dados são cruciais. Com o novo supercomputador, o Brasil poderá antecipar os efeitos do aquecimento global e planejar ações de adaptação.
De acordo com o Inpe, o investimento é um salto de tecnologia para o país e que o supercomputador deve atender novos projetos, o que inclui, por exemplo, o uso de inteligência artificial na previsão de mudanças climáticas no país. Com o computador antigo, isso não era possível.
Continua depois da publicidade
— O Inpe foi pioneiro em um supercomputador. Hoje, temos aqui previsões inéditas na América do Sul. Esse salto de tecnologia vai abrir portas para que o país avance não só na previsão, mas em outras áreas — completou Ivan.
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia mais
Onde a chuva intensa causa alerta de perigo em SC e outros três estados nas próximas horas