nsc
dc

Omicron

Brasileiro que chegou da África do Sul, foco da ômicron, testou positivo para Covid

O viajante desembarcou em Guarulhos neste sábado (27); Ainda não é possível afirmar que se trata de uma contaminação pela variante ômicron

28/11/2021 - 17h20 - Atualizada em: 30/11/2021 - 09h54

Compartilhe

Folhapress
Por Folhapress
Viajantes observam painel de voos em aeroporto de Joanesburgo
Viajantes observam painel de voos em aeroporto de Joanesburgo neste sábado (27), depois que vários países impuseram restrições para viajantes vindos da África do Sul
(Foto: )

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou na tarde deste domingo (28) que um passageiro brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para a Covid-19. No entanto, ainda não é possível afirmar que se trata de uma contaminação pela variante ômicron.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ele desembarcou em Guarulhos neste sábado (27) em um voo da Ethiopian Airlines. A agência reguladora disse, em nota, que fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame RT-PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional na origem do voo.

> Quais os sintomas da variante Ômicron da Covid-19; veja reações mais relatadas

Na ocasião, o passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada no sábado (27) sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

> Veja em quais países a variante Omicron do coronavírus já chegou

Diante do resultado, a agência notificou o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) nacional, estadual e municipal neste domingo (28). A Vigilância epidemiológica do município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Leia também

Ministro da Saúde diz que cuidados com nova cepa devem ser os mesmos que de outras variantes da Covid

Adolescente é picado por escorpião durante prova do Enem em Goiânia

Mulher é detida após xingar Bolsonaro na via Dutra

Colunistas