Estilo, consciência ambiental e alternativa econômica. Essa é a nova visão dos famosos brechós, espaços onde se vende roupas, calçados e acessórios, geralmente por um preço mais acessível, mesmo com peças em bom estado. Com esse cenário, os catarinenses estão cada vez mais buscando locais que possibilitam o acesso à moda sustentável, com Santa Catarina se tornando o Estado que mais busca por brechós no Brasil no período de julho de 2024 a junho de 2025.

Continua depois da publicidade

É o que diz um levantamento exclusivo da Descarbonize Soluções, especialista em soluções de energia limpa, que analisou buscas online por brechós e revelou os estados que mais vêm buscando por moda sustentável. Os dados são os mais recentes disponibilizados pelas plataformas do Google no momento em que a pesquisa foi realizada. Ao todo, foram mais de 2 milhões de buscas para o termo brechó em todo o Brasil, de acordo com o estudo.

Também houve um aumento considerável de termos como “brechós perto de mim”, com alta de 22%, “roupas sustentáveis”, com 90%, e “moda sustentável” que registrou aumento de 50%. Para a especialista Milena Andrade, que também coordena o marketing da Descarbonize Soluções, os brechós colocam em prática a lógica da economia circular, realizando uma “substituição do modelo linear de produzir, usar e descartar”.

— Os brechós estimulam o consumo consciente e reduzem o desperdício de resíduos têxteis, um dos grandes desafios da indústria da moda. E hoje, mais do que nunca, a consciência ambiental, além de necessária para o planeta, é também sinônimo de elegância — explica.

O ranking de estados que mais buscam por brechós

  1. Santa Catarina
  2. Paraná
  3. São Paulo
  4. Distrito Federal
  5. Rio Grande do Sul
  6. Mato Grosso do Sul
  7. Rio de Janeiro
  8. Minas Gerais
  9. Goiás
  10. Espírito Santo

Continua depois da publicidade

Estados do Sul estão no top 5

O estudo mostra que os brasileiros buscam, cada vez mais, por peças de segunda mão, em especial a população do Sul do Brasil, onde os três estados — Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná — aparecem no top 5 do ranking.

Milena afirma que a combinação de alguns fatores, como a forte presença de polos urbanos que concentram tendências de moda e comportamento, “além de um consumidor que já se mostra bastante receptivo a alternativas ligadas à economia circular, pode ser uma explicação para esse destaque da região Sul”.

Em Santa Catarina, o setor têxtil emprega cerca de 163 mil pessoas, com 9,5 mil empresas, com parte da produção concentrada na região do Vale do Itajaí. O setor busca, cada vez mais, por inovação e sustentabilidade.

Entenda o que é moda sustentável

O estudo classifica como moda sustentável uma maneira diferenciada de produzir e consumir roupas, com menos impacto no meio ambiente. Dessa forma, o foco é na economia circular, ou seja, valorizando a reutilização, a reciclagem e a extensão da vida útil das peças de roupas e, também, acessórios.

Continua depois da publicidade

Na última década, o uso de peças de brechós também começou a ser visto como estilo, já que muitas das peças encontradas nesses espaços foram produzidas em outra época da indústria da moda.

Buscas por brechós on-line

Há, também, quem já possui o hábito de realizar apenas compras on-line. Por isso, cada vez mais os consumidores também buscam por brechós que estão no meio digital. É o que diz o mesmo estudo, que também mostra que Santa Catarina aparece em quarto lugar no ranking de estados brasileiros que mais buscam esses espaços na internet.

Confira o ranking abaixo

  1. São Paulo
  2. Distrito Federal
  3. Paraná
  4. Santa Catarina
  5. Rio Grande do Sul
  6. Rio de Janeiro
  7. Minas Gerais
  8. Mato Grosso do Sul
  9. Espírito Santo
  10. Mato Grosso

Leia também

Itens que valem ouro e custam quase nada: veja o que procurar nos brechós

Brechós de luxo em Blumenau vivem boom com mercado milionário e sofisticado