As buscas por Josias Borchardt entraram no quarto dia. O morador de Garuva desapareceu na segunda-feira (3) após gravar e enviar vídeo para a esposa sobre a forte correnteza de um rio. Na manhã desta quinta-feira (6), as buscas foram retomadas com o binômio, equipe composta por um bombeiro militar e cão de faro. 

Continua depois da publicidade

Veja fotos das buscas

Josias sumiu quando tentava atravessar o trajeto. No vídeo, amplamente compartilhado nas redes sociais, Josias mostra a situação da água em um rio na região de Garuva Acima. “Olha, amor. Eu vou ter que me jogar na água pra cruzar aqui. Vou enrolar o celular numa sacola aqui e vou ter que cruzar, não tem jeito. Nem sei onde que eu tô, vou ter que dar uma olhada no GPS aqui”, disse no vídeo. Desde que enviou o registro à esposa, Josias não foi mais visto.

De acordo com os socorristas, a maré está baixa nesta quinta-feira (6). Por isso, serão feitas buscas nas margens dos rios. Durante as buscas na quarta-feira (5) o cão de faro procurou pelo desaparecido no primeiro remanso identificado, que é um lugar mais calmo do rio, que tinha aproximadamente sete metros de profundidade.

Ainda na quarta, as buscas prosseguiram à montante, cobrindo a região do último ponto visto, conforme vídeo encaminhado pela vítima à família. A atuação do binômio buscou detectar o odor residual do desaparecido e identificar áreas de interesse para continuidade das buscas fluviais. As buscas com ajuda do cão seguem nesta quinta-feira.

No terceiro dia de buscas, a guarnição também procurou pelo homem por uma extensão aproximada de 8,5 quilômetros, cobrindo a área compreendida a partir da Mineração São Gabriel. As ações consistiram em varredura visual das margens direita e esquerda, com atenção a remansos, pontos de represamento e acúmulo de galhos.

Continua depois da publicidade

Outra guarnição executou buscas na extensão de 12 quilômetros, abrangendo o trecho entre o Restaurante Roda D’Água e a Mineração São Gabriel. Durante o deslocamento fluvial, foram realizadas inspeções visuais contínuas, especialmente em curvas de rio, áreas de refluxo e vegetações, sem localização do desaparecido até o encerramento das atividades.

Durante a procura na terça-feira (4), mochila, roupas e celular foram encontrados por familiares da vítima em área de encontro dos rios Quiriri e São João, em Garuva. Josias, entretanto, ainda não foi encontrado.