A cachaça Laudelino Junckes, datada de 2020, recebeu a medalha Duplo Ouro da competição Spirits Selection, organizada pelo Concurso Mundial de Bruxelas. A bebida, produzida em um negócio familiar em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, ainda foi reconhecida como a revelação da categoria cachaça.
Continua depois da publicidade
Cachaçaria familiar de Jaraguá do Sul
O negócio foi fundado há muitos anos por Laudelino Junckes, na Rua Bertino Petry, no Bairro Ilha da Figueira. Ele foi o responsável por montar no local um alambique, equipamento próprio para realizar a destilação e dar origem à cachaça artesanal.
Atualmente, o filho de Laudelino, Valdenir Junckes, administra a empresa junto com a esposa e os filhos. De acordo com a cachaçaria, a produção das bebidas já é uma marca registrada da família.
Veja fotos das cachaças
Medalha Duplo Ouro
Wagner Junckes, filho de Valdenir, conta que a cachaça Laudelino foi feita em homenagem ao seu avô. A bebida, que tem 38% de volume de álcool, já recebeu diversas certificações ao longo dos anos. O lote envelhecido por cinco anos foi a premiada da vez pelo concurso internacional.
Ele conta que o duplo ouro é concedido quando a bebida já ganhou a categoria ouro. A competição, porém, faz uma repescagem dessas cachaças e, entre elas, escolhe uma que seria duplo ouro.
Continua depois da publicidade
— Para nós é um marco histórico ganhar uma premiação dessa num concurso internacional. Destaca que nossos produtos estão realmente entre os melhores do mundo, não só do Brasil. A gente fica extremamente feliz, porque isso reforça que estamos no caminho certo, fazendo um produto de qualidade e colocando Jaraguá em destaque no cenário nacional e mundial — afirma.
Referência mundial em competições de destilados
A Spirits Selection, criada em 1998, é um concurso internacional que avalia diversas bebidas, como uísques, conhaques, runs, vodcas, gins, tequilas, cachaças, entre outras. Os vencedores são selecionados por um grupo de jurados renomados.
Na 27ª edição, em 2025, 2.598 amostras de 70 países foram degustadas às cegas por um júri de 140 especialistas. O México se destacou com o maior número de medalhas, incluindo o prêmio máximo Spirits Selection Revelation para o Mexcalito de Mi Corazón Papalometl.
Leia também
Apple premia escola de Joinville com selo inédito de tecnologia em SC
Do alto: vídeo mostra por onde começou o maior alargamento de praias do Brasil, em SC
Gigante têxtil reinaugura maior loja da rede com festa para o público em Jaraguá do Sul







