A praia Pontal do Norte já conta com avanço da faixa da areia na região do farol da Marinha (confira vídeo abaixo, feito com drone). O início oficial do alargamento de praias em Itapoá, o chamado marco zero, foi nesta segunda-feira, mas o bombeamento da areia começou na quarta-feira passada, inicialmente em forma de testes. Os sedimentos estão sendo trazidos da dragagem do canal externo da baía da Babitonga. As praias Princesa do Mar e Figueira do Pontal também serão alargadas. A obra na costa de Itapoá é maior do País, em alargamento de praias.

Continua depois da publicidade

Confira vídeo

A praia inicial do alargamento vai receber 3,9 milhões de metros cúbicos de areia, com previsão de ficar com 40 metros de largura, em média. A Pontal do Norte enfrenta processo de erosão costeira: a ampliação da faixa de areia busca recuperar a linha costeira de 1979, conforme previsto na documentação da contratação da dragagem.

As imagens feitas pelo Porto de São Francisco do Sul, já é possível observar o avanço do alargamento no entorno do farol, um dos pontos turísticos de Itapoá. A ampliação da faixa vai avançar em ritmo entre 60 e 70 metros por dia, em média. O trabalho tem prazo de 13 meses para ficar pronto, com possibilidade de antecipação da conclusão.

Confira imagens do início do alargamento em Itapoá

Em quantos metros o alargamento inédito de praias em SC poderá avançar por dia

Futuro de viaduto interditado poderá ser ligado a duplicação de rota para praias em SC

Continua depois da publicidade

Antiga galeria de rio no Centro de Joinville volta a ter ponto interditado

Quando Joinville terá edital para concessão de dez cemitérios

Atrasada na duplicação, BR-280 pode ficar para atrás também em plano de concessão

Duplicação de via industrial em SC quer faixa exclusiva onde ônibus transportam 11 mil pessoas por dia

Com avanço de mais de 100% no eleitorado, cidade do litoral de SC terá posto da Justiça Eleitoral