Prevista para ser concedida à iniciativa privada em 2026, a BR-280 ainda não teve os estudos de viabilidade de concessão aprovados pelo Ministério dos Transportes. No final de agosto, dois lotes de rodovias federais no Estado ganharam o sinal verde e, assim entraram em novas fases de preparação para o leilão. O governo federal pretende incluir as rodovias em programa de concessões inteligentes, no qual o aporte de recursos públicos garante investimentos em obras, sem pressionar a tarifa de pedágio para valores mais altos. Há chance de leilão de dois lotes de estradas federais em Santa Catarina no ano que vem. Ainda não há como assegurar se mais um lote, da BR-280, será incluído.

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Imagens da BR-280

A concessão da BR-280 foi sugerida em outros momentos, mas o atual processo foi iniciado em 2021, com a qualificação de 3,1 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais para eventual gestão pela iniciativa privadas. As vias passaram por avaliação e sobraram três lotes para os estudos de viabilidade mais detalhados, a serem conduzidos pela Infra, a empresa de planejamento do Ministério dos Transportes.

O lote da BR-280 foi o único a prever concessão em conjunto com rodovias estaduais, como a estrada da Serra Dona Francisca (SC-418) e a Rodovia do Arroz (SC-108), por exemplo. No entanto, as vias estaduais tiveram de ser retiradas porque a concessão em conjunto não tem aval do governo do Estado, o que levou à revisão do projeto.

Assim, o lote 2 é formado somente pela BR-280, em segmento de 170 km entre Mafra e São Francisco do Sul. Por ora, no entanto, os estudos ainda não foram aprovados. Na passagem por Joinville e região no início do ano, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, estimou a realização do leilão da BR-280 em 2026. No mês passado, o jornal “Valor Econômico” informou que a concessão da rodovia poderá ser dividida em lotes.

Lote com estudos aprovados

O lote 1 é formado por três segmentos, com 515,6 km de extensão. É o lote da 470, com trechos nas BRs 153 e 282 na região de Concórdia e divisa com o Rio Grande do Sul. O trecho da 470 nesse lote tem quase 350 km. O lote 3 faz uma ligação entre a região de Chapecó e a divisa com o Paraná, com maiores segmentos nas BRs 282 e 153.

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O aporte do governo federal para as novas concessões em Santa Catarina será bancado com empréstimo de US$ 500 milhões com o BID. Rodovia na Bahia também vai receber repasse. No entanto, o Ministério dos Transportes ainda busca sinal verde da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) para a contratação do financiamento.

Duplicação

Iniciada em 2014, a duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul tinha previsão de conclusão ainda no final do ano passado. No entanto, as obras ainda não têm estimativa de quando será entregue. Há um lote parado desde o final de 2022, com retomada prevista para os próximos meses, de forma parcial. Os demais dois lotes devem ser concluídos entre 2026 e 2027.

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