A construção do terminal da Coamo em Itapoá fará com que a cidade do Norte de Santa Catarina tenha dois portos vizinhos, com distância em torno de 1 km entre os pontos de acesso para caminhões. O local de entrada de veículos do futuro porto da cooperativa agroindustrial fica no início da estrada municipal José Alves, perto da triagem do Porto Itapoá (em operação desde 2011).
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A instalação do novo terminal, em fase de licenciamento e com início das operações previsto para 2030, reforça a meta da prefeitura de Itapoá de duplicar a rodovia, pelo menos, em um primeiro momento, no segmento até o acesso aos portos. Empréstimo para a contratação das obras está em contratação. As demais rodovias de acesso à estrada municipal a partir da BR-101, as SC 416 e 417 e o Contorno de Garuva, serão duplicadas pelos governos do Paraná (acordo dos royalties) e de Santa Catarina.
O relatório de impacto ambiental do terminal de uso privado da Coamo (TUP Coamo) aponta o acesso rodoviário pela estrada José Alves. As operações de granéis, fertilizantes, combustíveis líquidos e GLP serão distintas entre si, mas o acesso dos caminhões aos terminais será único.
Os veículos vão trazer os grãos a serem exportados, em produção dos cooperados da Coamo. Caminhões também serão usados para levar fertilizantes para as regiões de plantio. Haverá ainda a tarefa de distribuição de combustíveis e GLP. Ao todo, serão movimentadas 10,9 milhões por ano, no momento de plena operação. Os berços de atracação vão ficar na baía da Babitonga, próximos do cais do Porto Itapoá.
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