O farol da praia do Pontal do Norte foi o local escolhido para o início oficial do maior alargamento de praias do País, em Itapoá. O bombeamento de areia para a orla, em local exatamente ao lado do dispositivo de sinalização, começou na noite de quarta-feira: a cerimônia no início da tarde desta segunda-feira será uma forma de marcar a largada das obras. O farol, de aniversário neste sábado, já um ponto turístico na cidade, será também um marco do alargamento. Com 35 mil moradores, Itapoá é cidade de Santa Catarina com o maior crescimento proporcional da população desde 2010.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O farol de Itapoá foi inaugurado em 18 de outubro de 1948 pela Marinha. Naquele momento, não era esse a denominação porque a região de acesso à baía da Babitonga pertencia a São Francisco do Sul. A área ainda passaria para o território da hoje vizinha Garuva antes de virar Itapoá, município criado em 1989. De batismo, o nome do farol é farolete Trincheira.

O dispositivo sinaliza a entrada da Babitonga, no caminho para os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. Na estreia do farol, o porto de São Francisco ainda estava em obras, mas o local já era ponto de movimentação de passageiros e cargas há séculos. O Porto Itapoá, perto do farol, entrou em operação em 2011. O terminal da Coamo será construído nas imediações, com funcionamento previsto para 2030.

A estrutura octogonal de oito metros de altura fica em região atingida por erosão costeira em Itapoá. O próprio farol é referência para o avanço do mar – no passado, não havia tamanha proximidade com as águas, como ocorre atualmente e já há um bom tempo. A praia do Pontal do Norte, por onde foi iniciado o alargamento, vai receber 3,9 milhões de metros cúbicos de areia, retirados da dragagem do canal externo da baía da Babitonga. Sozinha, a praia ficará com 60% dos sedimentos que serão usados na recomposição costeira da praia. O farol, aos 77 anos, será a referência para esse novo momento de Itapoá.

“Fábrica” lota e vigas de 80 toneladas para ponte em SC serão removidas para ruas

Continua depois da publicidade

Futuras concessões de ferrovias em SC poderão se estender, enfim, por quase um século

O que está sendo feito na atual etapa das obras das áreas de escape em serra em SC

Joinville terá lançamento de mutirão de limpeza contra pichação

Edital para projeto de lote de 55 km de nova rodovia litorânea em SC sai até o final do ano

Além da draga: maior alargamento de praias do Brasil, em SC, conta com mais embarcações

Primeiras imagens: maior alargamento de praias do País tem “largada” e terá início oficial em SC