O alargamento das praias em Itapoá teve início dos testes na noite de quarta-feira, com bombeamento de areia para a praia Pontal do Norte (confira vídeo abaixo). Na próxima segunda-feira, o começo da ampliação da faixa de areia será oficializado, em entrevista coletiva com representantes do governo do Estado, prefeituras e dos portos de São Francisco do Sul. A dragagem do canal externo da baía da Babitonga, de onde virá a areia para o alargamento, iniciou no último final de semana, em local onde os sedimentos a serem removidos não tem compatibilidade com o alargamento das praias.

Continua depois da publicidade

O início dos trabalhos

O prazo contratual para a conclusão obras é de 13 meses, mas o prazo deverá ser antecipado, com estimativa de entrega em julho. A areia será trazida pela draga Galileu Galilei, com capacidade de 18 mil metros cúbicos, para bombeamento para a orla a partir de ponto a 400 metros da praia. A instalação da tubulação na praia, com segmento no mar, foi concluída na quarta.

Além da Pontal do Norte, as praias Princesa do Mar e Figueira do Pontal vão receber areia do aprofundamento do canal usado no acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá. São 8 km a passarem por recomposição costeira na orla de Itapoá, com uso de 6,4 milhões de metros cúbicos de sedimentos. O investimento na dragagem é de R$ 333 milhões, em contratação pelo Porto de São Francisco do Sul, com recursos de R$ 300 milhões do Porto Itapoá, em antecipação de tarifas portuárias.

Mais imagens da tubulação

Quando maior alargamento de praias do País deve ficar pronto, em SC

Antiga estação ferroviária de SC, com quase 120 anos, poderá ter novas atrações na reabertura

Continua depois da publicidade

O que o MP cobra em ação judicial sobre proteção de capivaras em Joinville

Prefeitos de SC vão ao PR para conhecer bonde elétrico, que usa “trilhos virtuais”

Qual a estimativa de novos empregos para futuro porto privado de SC

Parado há uma década, asfaltamento de estrada litorânea no Norte de SC vai levar mais tempo para retomada

Maior alargamento de praias do País, em SC, terá tubulação de até 6 km para bombeamento