A dragagem do canal externo da baía da Babitonga e o simultâneo alargamento de praias de Itapoá poderão ser concluídos antes do prazo previsto. O contrato prevê 13 meses para a entrega, o que levaria as obras até novembro de 2026, mas o Porto de São Francisco do Sul tem expectativa de redução do intervalo para oito ou nove meses. Se a estimativa se cumprir, a dragagem e alargamentos podem ser concluídos entre julho e agosto.
Continua depois da publicidade
Tubulação está em instalação
O aprofundamento e alargamento do canal externo da Babitonga já teve antecipação, com início no final de semana passado. O prazo para começo das obras, depois da assinatura do contrato, era de dezembro, quando se encerraria o período de elaboração e aprovação do projeto executivo. No entanto, o projeto foi concluído antes e, com a liberação da licença final pelo Ibama na sexta, foi possível o começo de operação da draga Galileu Galilei.
Neste momento, a atuação da draga é em local do canal onde os sedimentos não têm compatibilidade com o alargamento das praias. Assim, a areia está sendo levada para bota-fora oceânico. Nos próximos dias, começa o bombeamento de areia para as praias da Figueira do Pontal, Princesa do Mar e Pontal do Norte, com alargamento em faixa de 8 km.
Antiga estação ferroviária de SC, com quase 120 anos, poderá ter novas atrações na reabertura
O que o MP cobra em ação judicial sobre proteção de capivaras em Joinville
Continua depois da publicidade
Prefeitos de SC vão ao PR para conhecer bonde elétrico, que usa “trilhos virtuais”
Qual a estimativa de novos empregos para futuro porto privado de SC
Maior alargamento de praias do País, em SC, terá tubulação de até 6 km para bombeamento
Por que prorrogação da concessão da BR-101 Norte, em SC, vai levar mais tempo














