A assinatura da prorrogação do contrato de concessão da BR-101 Norte vai levar mais tempo em relação ao estimado pelo Ministério dos Transportes. A comissão para apresentar parecer sobre a otimização foi formada na sexta-feira, com prazo para de 90 dias. É uma etapa importante, mas a previsão inicial do ministério era de que a comissão seria montada em maio. Há ainda outras etapas até que a prorrogação seja assinada. O contrato será prorrogado por 15 anos, com o vencimento passando de 2033 para 2048. São previstos R$ 9,3 bilhões em investimentos.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A Comissão de Solução Consensual vai apresentar parecer sobre a proposta de prorrogação do contrato, em análise no Tribunal de Contas da União, no âmbito da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso). A comissão é formada por representantes do TCU, Ministério dos Transportes, ANTT e Autopista Litoral, a concessionária da BR-101 Norte.

Depois de apresentar o parecer, o tribunal se posiciona sobre a otimização. Pelo cronograma do Ministério dos Transportes, o acordão sairia em setembro. No entanto, foram necessárias diligências da SecexConsenso, como solicitação à ANTT de mais informações sobre as obras, entre outros detalhes sobre a otimização. Como a comissão foi formada agora, a decisão deve ficar o final do ano ou início de 2026.

Após acordão do TCE, começa a fase da consulta pública, com lançamento do edital na sequência. A etapa final é do leilão, para avaliar no mercado se há mais interessados na concessão. Pelo roteiro do ministério, a expectativa era de realização do certame em fevereiro de 2026, mas deverá ficar para adiante.

Abertura de novos empregos em Joinville em 2025 tem queda em relação ao ano passado

Continua depois da publicidade

Para onde vai a areia da dragagem em SC que não será usada no maior alargamento de praias do País

Mais de 68 mil pessoas trabalham por conta própria em Joinville

Como vai ficar o trânsito na estrada da Serra Dona Francisca, em Joinville

Com tubulação em instalação na praia, maior alargamento do País está perto de começar em SC

Dragagem de canal portuário em SC, em obra de R$ 333 milhões, tem largada