A futura operação do porto da Coamo em Itapoá deverá contar com 720 empregos diretos e pelo menos outros mil de forma indireta. Será o segundo terminal na cidade, que já conta com o Porto Itapoá, em funcionamento desde 2011. O novo empreendimento está em fase de licenciamento, com análise pelo Instituto do Meio Ambiental (IMA).

Continua depois da publicidade

Portos em operação na baía da Babitonga

O investimento da cooperativa agroindustrial com sede em Campo Mourão (PR) deverá chegar a R$ 3 bilhões, conforme anunciado em reunião com o governo do Estado em agosto. As obras vão começar após a liberação de licença ambiental de instalação. O empreendimento deve entrar em operação no início de 2030. Há também estimativas de vagas a serem criadas durante a construção do terminal privada, que deve levar três anos. Serão 1.750 empregos diretos na implantação e 260 indiretos.

O terminal da Coamo terá operações em exportação de grãos, desembarque de fertilizantes e movimentação de combustíveis e GLP. A previsão é que 10,9 milhões de toneladas sejam movimentadas por ano. O porto em Itapoá será o oitavo em Santa Catarina. São seis terminais em operação, em São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí, Navegantes, Imbituba e Laguna – o sétimo, o Terminal de Granéis de Santa Catarina, está em fase de testes.

Parado há uma década, asfaltamento de estrada litorânea no Norte de SC vai levar mais tempo para retomada

Maior alargamento de praias do País, em SC, terá tubulação de até 6 km para bombeamento

Continua depois da publicidade

Por que prorrogação da concessão da BR-101 Norte, em SC, vai levar mais tempo

Abertura de novos empregos em Joinville em 2025 tem queda em relação ao ano passado

Para onde vai a areia da dragagem em SC que não será usada no maior alargamento de praias do País

Mais de 68 mil pessoas trabalham por conta própria em Joinville