O Ministério Público de Santa Catarina está cobrando a elaboração de plano de monitoramento das capivaras em área urbana de Joinville. A ação judicial contra a prefeitura quer a proteção dos animais, prevenção de riscos ambientais e atendimento de exigências do Ibama e demais órgãos ambientais. No processo, a 21ª Promotoria de Justiça aponta interesse em conciliação. A ação civil pública, apresentada nesta segunda-feira, está em análise na 1ª Vara da Fazenda Pública.

Continua depois da publicidade

Confira imagens de capivaras em Joinville

O MP vinha apurando a falta de plano de monitoramento das capivaras por meio de procedimento aberto no ano passado. O “aumento significativo da população de capivaras na zona urbana de Joinville e da notícia de atropelamentos constantes” motivaram a abertura da apuração. A promotoria fez consultas à prefeitura, Instituto do Meio Ambiente e Ibama sobre o tema. Em resposta, a prefeitura alegou que a fauna silvestre é de responsabilidade das esferas estadual e federal e que a lei municipal trata sobre cães, gatos e cavalos. O MP não concordou com a posição e citou normas de proteção aos animais.

Na defesa do plano de monitoramento, o MP cita a presença de capivaras em áreas urbanas de Joinville. São citados os riscos de integridade dos próprios animais, pedestres e motoristas por causa dos casos de atropelamento, especialmente perto de cursos d’água e áreas verdes.

O plano de monitoramento cobrado pelo MP deve avaliar a quantidade de capivaras existentes se há mais de um grupo, quais as áreas utilizadas, como as áreas são utilizadas pelas capivaras e se a população está estável ou não. O diagnóstico inicial para o plano deve mapear as áreas de circulação das capivaras e a identificação de zonas de risco (atropelamentos, proximidade com escolas, hospitais, etc.).

Prefeitos de SC vão ao PR para conhecer bonde elétrico, que usa “trilhos virtuais”

Continua depois da publicidade

Qual a estimativa de novos empregos para futuro porto privado de SC

Parado há uma década, asfaltamento de estrada litorânea no Norte de SC vai levar mais tempo para retomada

Maior alargamento de praias do País, em SC, terá tubulação de até 6 km para bombeamento

Por que prorrogação da concessão da BR-101 Norte, em SC, vai levar mais tempo

Abertura de novos empregos em Joinville em 2025 tem queda em relação ao ano passado

Para onde vai a areia da dragagem em SC que não será usada no maior alargamento de praias do País