Há mais embarcações em operação do maior alargamento de praias do País, além da draga Galileu Galilei, já conhecida por outras ampliações da faixa de areia, como em Balneário Camboriú e Matinhos (PR), por exemplo. Nesta etapa inicial estão em uso dois rebocadores. Outra embarcação é utilizada para a batimetria (medição da profundidade e do relevo do fundo do mar). A mobilização de mão-de-obra envolve em torno de 100 trabalhadores.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

Os trabalhos de aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga, com uso de parte dos sedimentos no alargamento de praias em Itapoá, devem se estender até julho de 2026. A dragagem do canal portuário começou no último final de semana. O alargamento teve início da quarta-feira, com testes. O início oficial será na segunda-feira.

Os rebocadores são utilizados na instalação da tubulação marítima: são por esses tubos, também colocados na praia, que a draga faz o bombeamento de areia para a orla. Um dos navios vai ser desmobilizado quando a instalação estiver concluída. O rebocador restante continuará na operação, auxiliando na movimentação da tubulação quando outras praias forem alargadas. São oito quilômetros na recomposição costeira.

O barco da batimetria será usado até o final da dragagem e alargamento.  Em terra, são três tratores de esteiras, duas máquinas escavadeiras e uma pá-carregadeira na operação. O maquinário é utilizado na instalação da tubulação, espalhamento da areia nas praias, definição de dunas e reconstituição do perfil das praias.

Primeiras imagens: maior alargamento de praias do País tem “largada” e terá início oficial em SC

Continua depois da publicidade

Quando maior alargamento de praias do País deve ficar pronto, em SC

Antiga estação ferroviária de SC, com quase 120 anos, poderá ter novas atrações na reabertura

O que o MP cobra em ação judicial sobre proteção de capivaras em Joinville

Prefeitos de SC vão ao PR para conhecer bonde elétrico, que usa “trilhos virtuais”

Qual a estimativa de novos empregos para futuro porto privado de SC

Parado há uma década, asfaltamento de estrada litorânea no Norte de SC vai levar mais tempo para retomada