Um caso de maus-tratos foi alvo de denúncia em Joinville, na última sexta-feira (5). Cachorros desnutridos, sem água e em meio a urina e fezes foram resgatados. Segundo a Frada, o tutor também estava em situação de vulnerabilidade e foi encaminhado à assistência social.

Continua depois da publicidade

Conforme Liliane Lovato, que atua na Frada, provavelmente alguns animais foram retirados das ruas enquanto outros nasceram no local, que fica no bairro Cubatão. Não foi informado a quantidade de cães achados no local. 

Apesar de ter retirado alguns cachorros da rua, a situação no local era precária. Alguns animais estavam amarrados em correntes curtas, outros em uma espécie de canil de madeira, pequeno e sem passagem de ar. 

Cães também foram encontrados desnutridos, sem água e em meio à urina e fezes. Segundo Liliane, alguns teriam se alimentado de fezes.

— Os cães muito magros, com certeza alguns nasceram lá porque não tinha nenhum castrado, aquele senhor deve ter tirado né alguns da rua também, mas a maioria deve ter nascido lá. Eles estavam presos em correntes curtas no meio da madeira. O senhorzinho também nitidamente ele estava doente, tanto que nem cama ele tinha, não tinha água encanada, nem luz. É uma precariedade terrível — informou Liliane. 

Continua depois da publicidade

Ainda conforme a Frada, o idoso foi encaminhado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os animais foram resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e levados para o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), onde serão tratados e colocados para adoção.

Leia também

Mais famílias deixam o Bolsa Família em Joinville após aumento de renda

Motorista é morto ao tentar desarmar policial militar em Jaraguá do Sul

“Símbolo de força”: gato de Jaraguá do Sul recebe prótese após problemas de saúde e amputação