Os dias de clima mais ameno, com termômetros subindo menos do que o esperado para a época do ano, estão contados em Santa Catarina. A expectativa é que o calor em todo o Estado esteja mais próximo do que se imagina, com possibilidade de as máximas chegarem a 38°C no sábado (6), de acordo com a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Os últimos dias tiveram uma oscilação considerável nas temperaturas em diferentes regiões do Estado, com o calor já dando as caras no Oeste catarinense, mas com registro de geadas frequentes na região Serrana. Nesta quinta-feira (4), por exemplo, o município de São Joaquim acordou com os campos congelados e com temperaturas de 4°C.

Entretanto, a tendência é que a partir desta sexta-feira (5) o calor comece a chegar para valer no Estado, com as temperaturas passando dos 30°C no Grande Oeste, e chegando aos 35°C no Extremo Oeste, onde o sol deve predominar. Nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral, as máximas ficam entre 25 e 31°C. Já na Serra, os termômetros sobem até os 25°C.

No sábado, a expectativa é que, para quem está no Litoral, a data seja um típico dia de praia, com sol predominante e calor de mais de 30°C em praticamente todo o Estado, com exceção da Serra, onde as temperaturas chegam aos 38°C. No Oeste, as máximas podem ser ainda maiores, chegando aos 38°C, de acordo com a Epagri/Ciram, e aos 34°C no Litoral Sul.

O domingo (7) será praticamente uma repetição do sábado, com temperaturas igualmente altas. Entretanto, por causa do calor e da umidade, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva na parte da tarde, típicas de verão, segunda a Epagri/Ciram.

Continua depois da publicidade

Faltam 17 dias para o verão

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro e segue até o dia 20 de março. Neste ano, a previsão é que a chuva seja próxima ou abaixo da média do Extremo Oeste ao Litoral Sul, com volumes próximos a acima da média nas demais regiões de Santa Catarina, conforme a Epagri/Ciram.

Em dezembro e fevereiro, a chuva deve ser mais irregular, principalmente no Oeste e no Sul do Estado, com períodos prolongados sem chuva. Já em janeiro, a chuva acontece com mais frequência. Na primavera, estação atual, e no verão, é comum que o Estado tenha as chamadas pancadas de chuva acompanhadas de temporais, com raios, granizo e ventania.

Já em relação às temperaturas, as massas de ar quente devem ser vistas com maior frequência e duração em janeiro e fevereiro, com dias consecutivos de temperatura alta, principalmente à noite.

No último sábado (29), Santa Catarina teve uma prévia da temporada de verão com praias cheias e temperaturas acima dos 30°C.

Continua depois da publicidade

Moradores e turistas curtiram dia de sol no Campeche, em Florianópolis