Uma onda de calor que atua sobre Argentina influência no clima das cidades de Santa Catarina, podendo atingir os 40 °C no Oeste do Estado até o próximo domingo (11). Conhecido como “domo de calor”, o fenômeno meteorológico é associado ao aumento atípico das temperaturas em uma região devido ao sistema de alta pressão.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com o MetSul Meteorologia, “domo de calor” ocorre quando uma área de alta pressão permanece em uma mesma região por dia ou até mesmo semanas, retendo ar quente para baixo “assim como uma tampa de panela”. 

O fenômeno se tornou conhecido na América do Norte e na Europa após ondas de calor recorde durante o verão europeu, norte-americano e canadense. 

A meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, explica que em Santa Catarina a onda de calor deve ser sentida de forma intensa principalmente pelos municípios do Oeste que fazem divisa com a Argentina. Nesta segunda-feira (5), a cidade de Itapiranga, no Extremo-Oeste catarinense, registrou a marca de 43° C.  

Continua depois da publicidade

— Essa região [Oeste] tem naturalmente temperaturas um pouco mais altas do que o resto do Estado, mas está sendo afetada na ordem de 3 °C a 4 °C acima do que seria o esperado para a época— explica.

Veja imagens dos dias de calor em SC

Onda de calor permanece nos próximos dias em SC 

De acordo com a Defesa Civil, a massa de ar quente favorece a persistência do calor intenso em Santa Catarina até pelo menos o próximo domingo (11). Os dias amanhecem abafados e as temperaturas se elevam até o período da tarde, quando as máximas ficam entre 32°C e 35°C em praticamente todas as regiões do Estado. 

Segundo o órgão, os municípios que fazem divisa com Argentina e Rio Grande do Sul atingem máximas que oscilam entre 36 e 38°C, podendo chegar aos 40°C. 

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

O que é o ‘domo de calor’ que provoca onda de altas temperaturas em SC
Previsão por região para os próximos dias em SC (Foto: Reprodução, Defesa Civil)

Santa Catarina fica acima dos 30°C nesta quarta-feira 

De acordo com a Epagri/Ciram, todas as regiões de Santa Catarina vão estar acima dos 30°C nesta quarta-feira (7).  Confira a previsão por região:

  • Extremo Oeste: máxima de 37°C e mínima de 17°C
  • Oeste: máxima de 34°C  e mínima de 15°C 
  • Meio-Oeste: máxima de  33°C  e mínima de 14°C 
  • Planalto Sul: máxima de 32°C  e mínima de 25°C 
  • Litoral Sul: máxima de 32°C  e mínima de 18°C 
  • Vale do Itajaí: máxima de 34°C  e mínima de 18°C 
  • Região serrana: máxima de 31°C  e mínima de 17°C 
  • Grande Florianópolis Litorânea: máxima de 32°C  e mínima de 18°C 
  • Planalto Norte: máxima de 34°C  e mínima de 15°C 
  • Litoral Norte:  máxima de 34°C  e mínima de  19°C 

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Conheça 7 trilhas em Florianópolis, das mais fáceis às de nível “hard”

O que acontece no corpo quando sentimos muito calor

Destaques do NSC Total