O calorão extremo que atinge todas as regiões de Santa Catarina deve prosseguir até a próxima sexta-feira (9). Só nesta segunda-feira (5), Itapiranga, no Extremo-Oeste do Estado, atingiu a marca de 41ºC. Por conta disso, a Defesa Civil alerta para o risco alto de desidratação e insolação, causadas pelas altas temperaturas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme o órgão estadual, a onda de calor ocorre por conta de uma massa de ar quente. Isto faz com que os dias já amanheçam abafados e as temperaturas subam rapidamente durante o dia. Em boa parte dos municípios catarinenses, as máximas ficam entre 32ºC e 35ºC.

Cidade do Extremo Oeste de SC bate 41°C em meio a onda de calor

No entanto, no Oeste, as temperaturas podem chegar aos 40ºC, principalmente nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina. No Vale do Itajaí, o calor também deve ser intenso nesta quarta-feira (8).

Continua depois da publicidade

Por conta disso, para essas regiões, o risco é alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. Nas demais áreas, o risco é moderado e baixo.

Calorão extremo e com risco de insolação deve atingir SC até sexta-feira
Mapa mostra regiões do Estado que serão mais atingidas pelo calor (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

A Defesa Civil recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

Em Itapiranga, no Extremo Oeste de Santa Catarina, os termômetros bateram a marca de 41°C nesta segunda-feira (5), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Caibi também teve altas temperaturas, atingindo 36,3°C. Joinville e Pinheiro Preto atingiram 35,9°C. Já Schroeder registrou 35,3°C.

Semana será de “chuvas de verão”

O calor em Santa Catarina também será o responsável pelas conhecidas “chuvas de verão” durante a semana. Na quarta-feira (7), a previsão da Epagri/Ciram é de pancadas isoladas entre a tarde e à noite, enquanto no Litoral, ela deve ocorrer durante a madrugada e início da manhã.

Continua depois da publicidade

Já na quinta (8) e sexta-feira (9), o dia deve ser de sol e calor, com aumento de nuvens e pancadas de chuva de verão isolada à tarde e à noite em todas as regiões. No Oeste, porém, o tempo fica mais seco.

Veja imagens dos dias de calor em SC

Leia também

Onda de calor que atinge Argentina chega em SC com temperaturas próximas aos 40ºC

Como os fenômenos climáticos El Niño e La Niña influenciam o tempo

El Niño perde força e chuvas ficam na média nos próximos meses em Santa Catarina

Destaques do NSC Total