No dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, a Câmara de Vereadores de Florianópolis realizou a entrega da medalha de honra Zumbi dos Palmares. O evento ocorreu no Plenário do legislativo municipal.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A honraria foi entregue para 25 personalidades, pessoas e entidades que se destacam no combate a qualquer forma de discriminação e preconceito, e agem em defesa dos direitos fundamentais dos indivíduos e da valorização da vida.
Entre os homenageados, estavam os jornalistas Carolina Fernandes e Cristiano Gomes, repórteres da NSC TV. Para o jornalista, ser honrado com a Medalha que carrega o nome de Zumbi dos Palmares é uma alegria.
— Essa medalha representa muito os homenageados. Representa essa questão de buscarmos romper as barreiras do preconceito, de ser referência para muitas pessoas. Nós, hoje, somos essa referência, podemos inspirar mais pessoas para que possam, um dia, estar aqui recebendo uma medalha como essa, que não traz um peso no peito, mas no coração — disse Cristiano.
Continua depois da publicidade
Já Carolina reforçou a importância de um reconhecimento como este para recontar a história e construir uma nova narrativa.
— Receber a medalha de Zumbi dos Palmares me fez ter certeza de que profissionalmente estou no caminho certo, falando e fazendo o que acredito. Ajudando a recontar nossa história, a criar uma narrativa orgulhosa dos nossos feitos e potências, que por tanto tempo foram apagados — afirma a jornalista. — Pessoalmente, receber a medalha me fez me orgulhar do meu processo de construção como uma mulher negra, que foi e segue sendo doloroso, mas também muito bonito. Estou orgulhosa de ser uma mulher que movimenta estruturas, que colabora com os seus, que é importante.
Leia mais
Dia da Consciência Negra: um despertar para a igualdade
Mês da Consciência negra tem programação especial em Florianópolis
Como o racismo estrutural afeta o desenvolvimento econômico de SC