De acordo com o Ministério da Saúde, a leucemia é uma doença maligna que afeta o sangue, ainda de origem desconhecida. Ela é um câncer que tem início nas células-tronco existentes na medula óssea, de onde se originam as células sanguíneas. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula vão sendo substituídas por células anormais cancerosas, que não cumprem suas funções.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023/2025, serão diagnosticados mais de 11.540 novos casos de leucemia no Brasil. Isso corresponde a um risco estimado de 5,33 por 100 mil habitantes, sendo 6.250 em homens e 5.290 em mulheres. Sem considerar os tumores de pele, a leucemia ocupa a 10ª posição entre os tipos de câncer mais frequentes.
A leucemia pode ser classificada como “aguda” ou “crônica” de acordo com a velocidade do crescimento das células doentes, assim como de sua funcionalidade, segundo o Ministério da Saúde. A doença pode ocorrer em qualquer idade, sendo a neoplasia mais comum entre as crianças.
O impacto do diagnóstico e jornada de tratamento da doença é bastante desafiador, provocando mudanças físicas, emocionais e até mesmo sociais, não somente para os pacientes, mas também para seus familiares e cuidadores, segundo a pasta.
Continua depois da publicidade
Quais são os sintomas da leucemia?
Os principais sintomas decorrem da falha na produção de glóbulos vermelhos (ocasionando anemia), de glóbulos brancos (deixando o organismo mais sujeito a infecções) e de plaquetas (causando sangramentos, manchas roxas ou pontos vermelhos sob a pele). Os sintomas mais frequentes são:
Fraqueza;
Sangramentos;
Manchas roxas no corpo;
Dores nas pernas;
Febre;
Gânglios aumentados;
Dor e aumento na região esquerda do corpo (baço).
O personagem da novela vinha apresentando, nos últimos capítulos, fraqueza e sangramentos pelo nariz. Agora, Afonso deve começar o tratamento, que em fase inicial será com medicamentos. Segundo informações preliminares da coluna Play, de O Globo, as drogas não farão o efeito esperado.
Depois disso, Afonso e Solange vão a uma consulta com o médico e ele explica que Afonso vai precisar do transplante de medula. Desanimado, ele dirá para Solange que não quer continuar com o tratamento.
Heleninha (Paolla Oliveira), Celina (Malu Galli) e Odete Roitman (Debora Bloch) irão fazer exames para ver se alguém é compatível para doar a medula para Afonso. Nenhuma delas será, o que fará com que Odete faça o exame em Leonardo (Guilherme Magon), o irmão que todos pensam estar morto.
No final do capítulo de sábado, Odete Roitman receberá o resultado do exame que mostra se Leonardo é ou não compatível com Afonso e poderá salvar a vida do irmão.
Compare o elenco de Vale Tudo em 1988 e em 2025
1
Raquel e Maria de Fátima (Fotos: Bazilio Calazans, Memória Globo | Fábio Rocha, Manoella Mello, Globo)