O cão-herói Ice, primeiro cão guarda-vidas do Brasil, receberá um monumento em forma de homenagem. A estátua será inaugurada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no dia 3 de outubro, na Praça do Mima, entre a Praia da Atalaia e o Bico do Papagaio, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
A estrutura, que contará também com um parcão para cães, já recebeu o pedestal construído pela Secretaria Municipal de Obras. O responsável pela assinatura da estátua é Walmir Binhotti, autor do monumento “A Chegada – L’arrivo”, inaugurado em junho na Praça Almirante Tamandaré.
Itajaí foi escolhida para receber a homenagem por ser a cidade natal do 3º sargento Evandro Amorim, condutor de Ice durante toda a trajetória no CBMSC.
Entenda decisão da Justiça que garante arrecadação milionária para Itajaí
Conheça a história do labrador herói
Ice, um labrador retriever, nasceu em 2009 e morreu em setembro de 2024, pouco antes de completar 15 anos. O animal participou de mais de 100 ocorrências de busca e salvamento e obteve certificações internacionais da Organização Internacional de Cães de Busca e Resgate (IRO/ONU).
Continua depois da publicidade
Entre as principais atuações, esteve presente na tragédia de Mariana (MG), em 2015, além de resgates e prevenções de afogamento em Itajaí, na Praia de Cabeçudas, entre 2017 e 2019.
“Grande amigo”: quem era gerente de vendas que morreu atropelado em Itajaí
Ice também participou de projetos sociais, como a Terapia Assistida por Animais (TAA), na APAE de Itajaí e no Hospital Marieta Konder Bornhausen, levando estímulo e conforto a pacientes e alunos.
O legado do cão-herói segue vivo em descendentes que ainda atuam em corporações de busca e resgate pelo Brasil.
Leia mais
Praia preservada de Balneário Camboriú vira novo refúgio de super-ricos do Brasil
Entenda decisão da Justiça que garante arrecadação milionária para Itajaí
