O capítulo 100 de Vale Tudo foi ao ar na noite dessa quinta-feira (24) sem grandes reviravoltas. A verdadeira virada na trama aconteceu há duas semanas, quando Raquel (Taís Araújo) descobriu toda verdade sobre Maria de Fátima (Bella Campos).

Continua depois da publicidade

No marco do centésimo capítulo, acontecimentos bem triviais. Os momentos de mais tensão foram quando Afonso (Humberto Carrão) quase flagrou Fátima com César (Cauã Reymond) e o primeiro embate dela com Celina (Malu Galli), a primeira de muitas brigas que as duas vão ter.

Mesmo assim, Vale Tudo chega ao capítulo 100 com uma capacidade enorme de resiliência. O remake escrito por Manuela Dias começou despertando a curiosidade de quem viu a primeira versão e queria apenas conferir o que tinham feito do clássico de Gilberto Braga.

Duas semanas depois, a novela era assunto por apenas dois motivos: críticas a algumas atuações e os boatos envolvendo problemas de relacionamento entre Cauã Reymond e Bella Campos. Aos poucos, a trama foi mostrando frescor e novidade.

Continua depois da publicidade

Houve uma evolução natural do gosto do público por alguns personagens. Odete Roitman (Debora Bloch) virou sinônimo de mulher empoderada, bem resolvida e que precisa lidar com dois filhos encostados. Gilberto Braga ficaria surpreso ao ver que o público agora torce e defende a vilã das vilãs, ou então acharia a coisa mais normal do mundo, afinal, ele sempre amou as malvadas.

De todas as críticas que Vale Tudo ganhou nesta primeira metade, a maioria se esvaziou. É impossível dizer que não é uma novela boa, principalmente ao olhar para trás e ver as últimas tramas problemáticas exibidas no horário das nove como Travessia e Mania de Você e um remake muito mais alegre e carismático que o de Renascer.

Manuela Dias ousou, isso é inegável. Arriscou também, algumas coisas não funcionaram mesmo (se as cenas do bebê reborn de Aldeíde forem apagadas ninguém vai sentir falta), porém outras tiveram êxito, como o casal bandido e romântico de Marco Aurélio (Alexandre Nero) e Leila (Carolina Dieckmmann).

Continua depois da publicidade

A novela forneceu material para muitos memes, e isso para os brasileiros é ouro. Tia Celina (Malu Galli), Topete Roitman, o “cabeção” de Humberto Carrão, o sotaque de Raquel, a frase de Solange (Alice Wegmann) e as roupas monocromáticas de Aldeíde. Alías, que grande acerto foi a escalação de Karine Teles.

São vários os destaques, alguns tropeços, mas Vale Tudo chega ao capítulo 100 cumprindo seu principal objetivo: segue entretendo, todas as noites. Falar de audiência é complicado, hoje em dia é preciso repensar o que significa sucesso.

Quem gosta de novela, e sofreu desde que Pantanal acabou, sem uma trama boa de acompanhar diariamente, tem todas as noites tudo que precisa. Viva Gilberto Braga sempre!

Continua depois da publicidade

Manuela Dias, você conseguiu! Entregou uma nova cara ao clássico, conquistou novos telespectadores e fez uma novela que é mais inspiração do que remake, e isso em 2025 pode ser considerado um grande feito!

Compare o elenco antigo de Vale Tudo com o atual

Falando na novela das nove, você sabia que o ator que fez o Freitas na versão original de Vale Tudo está no ar em Êta Mundo Melhor! e qual a única coisa que Maria de Fátima não abandonou depois de ficar rica.