Um dia após renunciar ao cargo de vereador no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL) afirmou, em postagem nas redes sociais nesta sexta-feira (12), que sua ida para Santa Catarina representa uma “missão” por uma “causa maior”. A mudança abre caminho para a disputa ao Senado em 2026 pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Na postagem, Carlos afirma ter deixado para trás “no mínimo mais três anos de tranquilidade” caso optasse por seguir no mandato. “Após 25 anos de vereança, cumprindo uma missão e servindo a uma causa maior, sempre coloquei o trabalho acima de qualquer vaidade”, escreveu.

“Hoje, abro mão de dois recordes históricos de votação para dar continuidade ao nosso propósito – agora em um novo capítulo, alinhado com os anseios do Brasil que acreditamos e defendemos”, continuou.

O vereador também citou uma frase associada ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro: “Como meu Pai sempre disse: ‘Santa Catarina é o Brasil que deu certo!'”

Ao justificar a mudança, Carlos afirmou assumir “novos compromissos” em SC com a intenção de “elevar ainda mais o legado” do ex-presidente. Disse ainda que pretende representar “com mais força” os “verdadeiros interesses do Brasil”.

Continua depois da publicidade

Veja a postagem

Renúncia anunciada um dia antes

A saída do cargo foi oficializada na quinta-feira (11), durante sessão da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. No plenário, Carlos chamou disse que vinha cumprir um “chamado” em SC.

– Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que não poderia realizar aqui pois fiz uma escolha sempre guiada pelo meu coração. Uma que me levou a um Estado que sempre amei e sempre fezparte da minha vida. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta.

Agora, Carlos deve se mudar para Santa Catarina para cumprir o prazo mínimo de seis meses de domicílio eleitoral exigido para disputar o Senado pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Quando Carlos deve se mudar para SC?

Em entrevista ao colunista do portal Metrópoles Paulo Capelli, em 19 de novembro, Carlos disse que pretendia mudar o domicílio eleitoral para São José, na Grande Florianópolis. Atualmente, o título de eleitor dele permanece no Rio, mas ele precisa transferir o documento para Santa Catarina até o começo de abril do próximo ano, se quiser concorrer ao Senado pelo Estado em 2026.

Entenda o impasse sobre Carlos Bolsonaro em SC em 12 fotos