nsc
hora_de_sc

Festa

Carnaval 2020: datas, dicas e programação em Santa Catarina

Acompanhe as datas e locais dos festejos nas principais cidades do Estado

07/01/2020 - 16h51 - Atualizada em: 22/02/2020 - 07h45

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
Por Carolina Marasco
 Carnaval 2020: datas, dicas e programação em Santa Catarina
(Foto: )

Em 2020, a terça-feira de Carnaval cai no dia 25 de fevereiro. Em Florianópolis, o início dos festejos é marcado tradicionalmente pelo desfile do Bloco Berbigão do Boca.

O Carnaval de rua segue na capital com o desfile do bloco Enterro da Tristeza, que acontece na quinta-feira, 20 de fevereiro. Já na sexta-feira, a folia se espalha por todo o Estado parando somente na Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro.

Em outras cidades de Santa Catarina, como Navegantes e Laguna, o Carnaval de rua é a principal atração. Confira abaixo a programação das cidades, as tendências de moda e acessórios e ainda saiba o motivo da data da folia mudar todos os anos.

Calendário do Carnaval 2020

21/2 - Sexta-feira

22/2 - Sábado

23/2 - Domingo

24/2 - Segunda-feira

25/2 - Terça-feira de carnaval

26/2 - Quarta-feira de Cinzas

Santa Catarina está entre os destinos mais buscados

Florianópolis está entre os dez destinos mais populares para o Carnaval de 2020, segundo levantamento de plataformas digitais de buscas de viagens. Os dados ainda sugerem um grande fluxo de viajantes para o Litoral Norte de Santa Catarina. Em especial, para região de Balneário Camboriú, e para o Vale do Itajaí, especialmente Blumenau.

Veja quais são os destinos mais buscados para o Carnaval 2020

Florianópolis já tem nova Corte do Carnaval

No dia 18 de janeiro, foi eleita a nova corte de Carnaval de Florianópolis. Em um disputa realizada no Largo da Catedral vários candidatos disputaram uma vaga na corte momesca de 2020. Avaliados nos quesitos “Espírito carnavalesco” e “Extroversão”, se sobressaíram e foram escolhidos pelo júri para compor a realeza: Marcos Willerding, Rei Momo; Laís Matias, Rainha; Talita Juanita Silva Souza, 1ª princesa e Gabriela de Souza, 2ª princesa.

(Foto: )

Confira mais detalhes sobre o concurso da Corte de Carnaval 2020 de Florianópolis

Berbigão do Boca abre o Carnaval de rua de Florianópolis

O Carnaval de rua de Florianópolis só começa depois que o bloco Berbigão do Boca acontece. O grande homenageado desta edição foi Hernani Hulk, Rei Momo da capital catarinense por 33 anos e que morreu no ano passado, será o novo boneco do desfile.

Segundo o diretor e fundador do Berbigão do Boca, Luciano Garofallis, a escolha é uma forma de eternizar a presença de Hulk no desfile. O bloco completa 28 anos no Carnaval de rua 2020 e em todas as edições anteriores contou com a presença do Rei Momo.

(Foto: )

Confira a programação do bloco Berbigão do Boca em 2020

Em 2020, o bloco homenageou as rainhas que fizeram história no Carnaval de Florianópolis. A ala criada pela coreógrafa e bailarina Andreia Zaida, trouxe rainhas do próprio bloco e também aquelas que brilharam ao lado do saudoso Hernani Hulk.

Programe-se para curtir os blocos de rua da Capital

Florianópolis recebe anualmente foliões de todo o país para curtir os festejos momescos. Tradicionalmente reconhecida por seu Carnaval de rua, a cidade tem na programação desfiles de blocos em vários bairros da Ilha e Continente. Um dos mais disputados é o Bloco de Sujos que acontece no sábado de Carnaval. Em 2019, o bloco que reúne diversos homens vestidos de mulher teve um público estimado de 150 mil pessoas. Para quem não dispensa a folia pelas ruas da Capital, já é possível acompanhar a programação dos principais blocos.

Curta o Carnaval de Florianópolis com desconto do Clube NSC

O carnaval em Florianópolis é considerado um dos principais do Brasil e está na lista das mais desejados pelos foliões país a fora. Além das opções na área central da cidade, o carnaval em Floripa reserva opções nos beachclubs, em Jurerê Internacional, com música eletrônica e shows exclusivos. E o melhor é que em diversas festas no carnaval em Florianópolis 2020 conta com descontos exclusivos para sócios do Clube NSC.

Confira a agenda dos eventos do Carnaval de Florianópolos com desconto do Clube NSC

Carnaval de rua de Floripa terá shows nacionais

A Praça Fernando Machado será palco de grandes shows nacionais durante a folia carnavalesca. A Arena Skol Floripa receberá show do grupo Art Popular, na sexta-feira (21), do funkeiro Buchecha, no sábado (22), do grupo Molejo, no domingo (23), e na segunda de Carnaval será a vez do tradicional Pop Gay que contará com a apresentação da cantora Ludmilla Anjos e Rita Cadillac. Todos os eventos serão abertos ao público.

Confira a programação do Carnaval de rua na Arena Skol Floripa.

Carnaval de rua em Navegantes

Conhecido como o maior bloco de sujos da região sul, o Navegay, é parte da programação do NavegaFolia 2020. A programação inicia na sexta-feira de Carnaval (21), com o Baile Azul e Branco, promovido pelo Clube Navemar. Já no sábado (22), acontece Carnaval Kids — novidade deste ano na programação — às 16 horas, Desfile de Blocos e Charangas às 19h30min e bandas carnavalescas às 22h.

No domingo (23), desfile dos Blocos de Animação que inicia às 16h e finaliza à meia noite. E na segunda-feira (24), o tradicional desfile do Navegay, que chega a sua 42ª edição. A programação de sábado a domingo acontece na Beira-Mar de Navegantes.

Confira a programação do Carnaval de rua em Navegantes

Carnaval de rua em São Francisco do Sul

O Carnaval de São Francisco do Sul já tem programação confirmada para 2020. O primeiro evento será no dia 7 de fevereiro, com a escolha da Corte Carnavalesca 2020. O evento será no Clube Náutico Cruzeiro do Sul, às 20 horas, com entrada gratuita. O Carnaval 2020 Sou + São Chico acontece entre os dias 21 e 25 de fevereiro em vários pontos da cidade.

Confira a programação do Carnaval de rua em São Francisco do Sul

Carnaval de rua em Barra Velha

A Avenida Beira Mar será palco para os blocos de rua a partir de sexta-feira, dia 21. Um trio elétrico irá conduzir a festa durante as cinco noites. A animação ficará por conta de DJ's e bandas regionais. No domingo, dia 23, acontecerá o desfile do Bloco dos Sujos, conhecido como Futgay. Na segunda, dia 24, a festa acontecerá para as crianças com entrada gratuita. Já na terça-feira, dia 25, a folia de carnaval animará o público da terceira idade.

Confira a programação do Carnaval de rua em Barra Velha.

Carnaval de rua: marcas apostam em novas tendências

As marcas de vestuário já estão ligadas nos figurinos para o Carnaval 2020. Os lançamentos de coleções estão conectados com a festa popular e trazem novas tendências para a folia. Este ano são as franjas, os quepes e os quimonos que estão em alta.

(Foto: )

Saiba quais são os acessórios e roupas em alta no Carnaval de rua 2020.

Porque o dia do Carnaval modifica de ano para ano

A verdade é que a data está associada a celebração da Páscoa, que é definida por uma conjunção astral que muda todos os anos. Como regra, a Páscoa deve cair no primeiro domingo após a lua cheia que segue o equinócio — data em que dia e a noite tem a duração exata de 12 horas — e que marca o início da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.

O que acontece em 2020 é que o equinócio de outono acontece no dia 20 de março, depois dessa data o primeiro domingo com lua cheia será o de 12 abril, sendo então o dia em que a igreja católica celebra a Páscoa. Segundo as tradições cristãs a festa pagã deve acontecer 47 dias antes, isso porque a Semana Santa inicia no Domingo de Ramos, exatamente 40 dias antes da terça-feira de Carnaval. É o período da Quaresma, em que a comunidade cristã reserva para a preparação da celebração pascal, feita por meio de jejum, abstinência de carne, caridade e orações.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

Colunistas