nsc
    hora_de_sc

    Folia

    Carnaval 2021 será feriado no Brasil? Saiba como a Covid-19 afetou a festa

    Com a pandemia do novo coronavírus, várias cidades estão cancelando ou adiando o Carnaval; saiba como ficam as principais festas pelo Brasil

    01/02/2021 - 14h10 - Atualizada em: 01/02/2021 - 14h32

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação Hora
    Máscara e serpentina serão usadas em casa no Carnaval 2021
    Máscara e serpentina serão usadas em casa no Carnaval 2021
    (Foto: )

    O novo coronavírus afetou a vida de todo mundo. E afetou também as festas e feriados, porque não podemos nos aglomerar. E, claro, o que mais tem no Carnaval é aglomeração. Por isso, cidades que recebem as maiores festas do país estão cancelando ou adiando o samba, os desfiles e os blocos de rua.

    Descubra, abaixo, como fica o Carnaval 2021 nas maiores cidades do Brasil e outras curiosidades sobre o feriado.

    O Carnaval 2021 nas principais cidades do Brasil

    Belo Horizonte

    Um dos carnavais que mais cresce no Brasil (em 2020, foram cerca de 4,5 milhões de foliões nas ruas), a festa de Belo Horizonte foi cancelada em 2021. Ainda não há nova data para que os blocos saiam nas ruas.

    A prefeitura de BH também cancelou o ponto facultativo: de segunda (15/2) a quarta (17/2), não será feriado.

    Em outras regiões de Minas Gerais, o ponto facultativo continua valendo. É o caso de Ouro Preto, cidade mineira que também tem um Carnaval bem famoso.

    Florianópolis

    Floripa tem o Carnaval mais famoso na região sul, com desfiles de escolas de samba, festas, shows e blocos de rua, inclusive o Bloco dos Sujos, que atrai milhares de foliões no saábado de Carnaval. Mas, em 2021, não será assim: a prefeitura já determinou que as festas estão canceladas.

    > Feriado do Carnaval 2021 está mantido em Santa Catarina? Entenda

    O Carnaval 2021 em Florianópolis foi cancelado devido à pandemia
    O Bloco dos Sujos reúne milhares de foliões em Floripa
    (Foto: )

    Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), as festas “não devem acontecer, enquanto a população não é vacinada”. 

    Todas as festividades, inclusive a tradicional festa de abertura do Berbigão do Boca, estão canceladas e ainda sem nova data para acontecer.

    O feriado prolongado também está suspenso: Loureiro anunciou que não haverá ponto facultativo na cidade para ooo serviço público municipal. Dessa forma, a população continuará a ter acesso aos serviços - inclusive à vacinação.

    Olinda e Recife

    Ao lado de Salvador, Olinda e Recife têm o Carnaval mais famoso do Nordeste. Recife, inclusive, tem o Galo da Madrugada, que tradicionalmente desfila na manhã de sábado e entreou para o Guinness Book como o maior bloco de rua do mundo. Mas, em 2021, as festas estão canceladas.

    O estado de Pernambuco cancelou oficialmente as festividades em dezembro. Recife e Olinda, particularmente famosa pelos desfiles nas ladeiras histórias com bonecos gigantes, costumam ter inúmeros blocos nas ruas, desde janeiro.

    Em Pernambuco, o Carnaval e as chamadas prévias - ensaios de blocos nas ruas - são responsáveis por grande parte da renda que vem do turismo.

    Devido à pandemia, o Carnaval 2021 em Olinda foi cancelado
    O Carnaval de Olinda, um dos mais famoso de Pernambuco, foi cancelado
    (Foto: )

    "Diante dos dados epidemiológicos e pelo fato de que, até meados de fevereiro não teremos, ainda, a maior parte da população vacinada, o carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco. Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que anunciamos", afirmou o secretário estadual de Saúde André Longo.

    "O carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro, de aglomeração, que, por vezes, reúne milhões de pessoas", complementou o secretário.

    Apesar do cancelamento das festas, o ponto facultativo do Carnaval, por enquanto, está mantido.

    > Catarinense consegue decisão inédita na Justiça para plantio de maconha

    Salvador

    Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Bell Marques e Daniela Mercury, entre outras figuras marcantes do Carnaval de Salvador, não vão colocar seus trios elétricos nas ruas em 2021. 

    Em novembro do ano passado, o então prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), já havia decretado a suspensão das festas por causa da Covid-19. Bruno Reis (DEM), que assumiu o mandato, manteve a decisão de seu precessor e ainda suspendeu o ponto facultavivo. Ou seja: não será feriado na segunda, na terça e na quarta-feira.

    A prefeitura afirmou que essa medida foi tomada para desencorajar quaisquer festas clandestinas que pudesse ocorrer nesses dias.

    Ainda não há uma nova data para o Carnaval de Salvador.

    > Brasil terá três feriados nacionais prolongados em 2021

    São Paulo

    A capital paulista acabou seguindo os protocolos de outras cidades. Tanto na capital quanto no estado, está cancelado o ponto facultativo - a medida foi tomada para evitar possíveis aglomerações no feriado. 

    Devido à pandemia, o Carnaval 2021 foi cancelado em São Paulo
    O Carnaval em São Paulo está cancelado em 2021
    (Foto: )

    Ainda em 2020, quando os blocos e desfiles de Carnaval foram cancelados, a prefeitura havia pensado em adiá-los para maio ou julho. Esse plano, porém, está suspenso devido ao avanço da pandemia depois das festas de Ano Novo. Portanto, ainda não há data para que a festividade aconteça.

    Rio de Janeiro

    O Rio também cancelou desfiles e blocos de Carnaval em fevereiro. A medida foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes para evitar qualquer aglomeração clandestina nos dias de folga.

    A prefeitura do Rio havia decidido manter o ponto facultativo, mas um post nas redes sociais, que anunciava essa medida, foi apagado. Por isso, a expectativa é que Paes anuncie nos próximos dias o cancelamento do feriado.

    Ainda sem data oficial para o Carnaval, a Assembleia do Rio de Janeiro aprovou um projeto curioso: todos os anos, independentemente da pandemia, haverá um Carnaval fora de época, em julho. O projeto foi criado para atrair mais turismo para a cidade no mês de férias escolares.

    Os desfiles das escolas de samba estão previstos para o período entre os dias 9 e 17 de julho, incluindo aí o sábado das campeãs.

    Como surgiu o Carnaval?

    O Carnaval é uma das festividades mais antigas da humanidade! Acredita-se que ele tenha origem em festivais primitivos, realizados em homenagem ao renascimento da natureza, e em festivais pagãos que reverenciavam o deus Saturno, na Roma antiga. 

    O Carnaval chegou ao Brasil no século XVII. Na época, ele tinha o formato do entrudo português, que era uma série de brincadeiras (originalmente, “entrudos” eram os grandes bonecos que desfilavam nas ruas) que ocorriam por alguns dias.

    Devido à pandemia, o Carnaval 2021 está cancelado em várias cidades
    Devido à pandemia, o Carnaval 2021 está cancelado em várias cidades
    (Foto: )

    Só que, dois séculos mais tarde, o entrudo passou a ser visto como brincadeiras violentas. A população havia cansado das pessoas correndo nas ruas e jogando líquidos (inclusive urina!), farinha, ovos e outros produtos que sujavam toda a cidade. 

    No início do século XX, as festas de entrudo, que tinham sido proibidas pela polícia, foram substituídas pelos desfiles. Na época, eram muito elegantes e chamados de corsos. Grupos da elite das cidades se fantasiavam e decoravam seus próprios carros.

    Essa tradição deu origem aos desfiles com carros alegóricos das escolas de samba, que introduziram esse gênero musical ao Carnaval.

    > O que é ser "cancelado" na internet? Entenda e veja famosos que já foram cancelados

    Por que o Carnaval muda de data?

    Às vezes, o Carnaval acontece em fevereiro. Em alguns anos, ele acontece em março. Mas por quê?

    O Carnaval depende do calendário da Igreja Católica. Ele sempre acontece 40 dias antes da Páscoa. Segundo a tradição, o Carnaval é uma grande festividade que antecede a Quaresma, o período de 40 dias no qual os cristãos pregam o recolhimento e uma dieta sem o consumo de carnes.

    Como a Páscoa sempre muda de data, o Carnaval segue esse ritmo. Marca da ressurreição de Cristo, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera do hemisfério norte. Ou seja, no Brasil, a data cai na primeira lua cheia após o término do horário de verão e antes do outono.

    Sabendo quando cai a Páscoa, é só contar 40 dias para trás. Pronto: está aí a data do Carnaval!

    Por que o Carnaval é ponto facultativo?

    O Carnaval é considerado ponto facultativo pela lei. Ou seja, ele não é um feriado nacional, e cabe a cada empresa decidir se vai dar folga aos seus funcionários ou não.

    Segundo a lei, cada cidade pode escolher quatro feriados, além das datas obrigatórias do calendário nacional, como a Sexta-Feira Santa, 7 de setembro (Dia da Independência) e 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora de Aparecida).

    Muitas cidades escolhem o Carnaval como feriado - é o caso de Rio de Janeiro e de Salvador. Sendo assim, o Carnaval pode ir do sábado até a Quarta-Feira de Cinzas (geralmente, até 14h).

    > Mas, afinal, Carnaval é feriado? Entenda

    Mas, nas cidades que não escolhem o Carnaval como feriado, os funcionário contratados no regime CLT podem não ser liberados nesses dias.

    Nas repartições públicas, geralmente, não se trabalha nos dias de Carnaval. Ou seja, quem precisar de alguma prestação de serviço de empresas e órgãos públicos, pode ter que esperar terminar o período de festa. 

    E é isso que não vai acontecer na maioria das cidades, com o ponto facultativo cancelado: as repartições públicas devem continuar funcionando normalmente.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas