A partir desta sexta-feira (28) cerca de 1,5 milhão de turistas devem passar por Florianópolis para curtir os festejos de carnaval, de acordo com a Secretaria de Turismo da Capital. Contudo, apesar de serem dias de festas e alegria, é necessário redobrar a atenção em relação aos itens pessoais e transições digitais, como pix e pagamentos por aproximação, que podem deixar os foliões no prejuízo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Para reforçar a segurança durante os dias de festa, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza até o dia 5 de março a “Operação Alegria” em todo o território catarinense. O órgão também separou algumas dicas para que os foliões do Estado curtiam o carnaval sem preocupação. Confira:
Roubo e furto de celular
De acordo com a PMSC, o celular é o principal objeto furtado e roubado durante o carnaval, principalmente em aglomerações. Por isso, é importante não deixar o aparelho à vista dos criminosos. “No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis”, informa o órgão.
Entretanto, caso tenha o celular furtado, é necessário registrar o boletim de ocorrência e tentar localizar o aparelho de acordo com o sistema operacional. Quem utiliza o sistema da Google, por exemplo, pode acessar o “Encontre meu Dispositivo” e ver a localização exata do objeto.
Continua depois da publicidade
“Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para isso, é necessário ter o número do IMEI. Para ter acesso, digite *#06# no telefone e grave em um lugar seguro em casa. Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o IMEI e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado”, diz a polícia.
Os foliões furtados também podem comunicar a ocorrência no aplicativo Celular Seguro BR. O app está disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android.
Outra dica é baixar o aplicativo PMSC Cidadão, também disponível para Android e IOS, uma ferramenta para acionar a Polícia Militar. O software pode gerar uma ocorrência diretamente com a Central de Emergência da PMSC.
O que levar e o que não levar
Sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões é outra dica de segurança para evitar prejuízos durante o período. A recomendação da PMSC é que os foliões levem a carteira de motorista, ou RG, e evitem documentos que não irão utilizar, como CPF e título de eleitor. “Em caso de perda da carteira, você evita refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes”.
Continua depois da publicidade
Carnaval com crianças
Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, segundo a PMSC, a recomendação é colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.
Compra de ingressos falsos
Para evitar cair no golpe do ingresso falso, é importante comprar nos locais oficiais de venda e evitar os “cambistas”.
Importunação sexual
Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço ou tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.
Bebidas, direção e trânsito
O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. Segundo os policiais, o” clássico se beber não dirija nunca sai de moda”. Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte. A PMSC irá reforçar as operações com Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.
Continua depois da publicidade
Como o Carnaval é um período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Por isso, segundo a PMSC, é importante ser paciente, prudente e respeitar as regras de trânsito. Além disso,o folião não deve estacionar em locais proibidos e não bloquear o trânsito para aquela “paradinha rápida”, como também não furar filas.
Veja fotos de outros Carnavais em SC
Procon SC alerta para golpes no Carnaval 2025
Devido a golpes relacionados à comercialização de camarotes em 2024, o Procon de Santa Catarina informou que vai acompanhar o Carnaval 2025 “de perto” neste ano. Isto porque, segundo o órgão, em 2024 houve reclamações em relação ao cumprimento do que foi ofertado: bebidas e comidas acabaram antes do horário e a qualidade não estaria de acordo com o anunciado.
Há investigação em curso, mas a preocupação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor é que o cenário de suposta propaganda enganosa não se repita neste ano. Confira outras dicas para evitar golpes nesta época do ano, segundo o Procon SC:
Continua depois da publicidade
- Cobrança indevida: se o consumidor compra, por exemplo, três latas de cerveja no Carnaval, mas lhe foram cobradas cinco unidades, ele pagou duas cervejas a mais do que deveria. Assim, o fornecedor deve ressarcir o cliente com o valor de quatro latas.
- Direito à informação: o consumidor tem o direito à informação precisa e objetiva. Ao comprar um camarote “open bar”, por exemplo, o consumidor deve saber a marca das bebidas que irá consumir, quais tipos de comida serão ofertadas. Afinal, o combinado não sai caro, diria o ditado popular.
- Propaganda enganosa: se o consumidor pagou por uma marca de cerveja, ele deverá consumir exatamente o que lhe foi anunciado.
- Aumento nos preços: Florianópolis espera mais 1 milhão de turistas ao Carnaval deste ano, e a alta demanda tende a aumentar o preço de alguns produtos. Além de pesquisar os preços, a dica é se planejar para o feriado: comprar com antecedência as carnes para o churrasco e estocar as bebidas favoritas, mesmo para evitar enfrentar longas filas no supermercado.
Continua depois da publicidade
Como acionar o PROCON SC
- Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
- Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
- Site do Procon SC: é possível fazer reclamações.
Leia mais
Carnaval 2025: saiba como ficam os horários de transporte público em Florianópolis
Como funcionários “enterraram a tristeza” e criaram um dos maiores blocos de Florianópolis




