Foi no início dos anos 1980 que um grupo de seis pessoas saiu pela primeira vez batendo panelas e carregando um caixão de papelão com um boneco pelas ruas de Florianópolis, em pleno Carnaval. O “protesto” simbólico tinha um significado: enterrar a tristeza. Mais de 40 anos depois, aquele pequeno movimento se tornou a representação do início da festa na capital catarinense: com a “morte” da tristeza, apenas a alegria estará presente na comemoração.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O bloco SOS Saúde, ou “Enterro da tristeza”, foi fundado em 1982 por funcionários da antiga fundação hospitalar, que atualmente é a Secretaria do Estado de Saúde (SES). Na época, os organizadores tinham o objetivo de integrar os colaboradores da saúde no Carnaval de Florianópolis, mas, com o passar dos anos, o bloco se tornou algo muito maior.

— A nossa alegria é ver as pessoas felizes — diz Delaine Rosa, que faz parte da coordenação do bloco.

Atualmente, o “Enterro tristeza” marca a abertura oficial do Carnaval em Florianópolis. De acordo com a organização do grupo, no ano passado, 50 mil foliões passaram pelo bloco.

Continua depois da publicidade

Os protagonistas da festa são o Defunto, a Viúva, a Morte e o Padre. Em 2025, o evento contará, ainda, com a participação do Senhor “Coveiro”, que enterrará a tristeza e abrirá caminho para a alegria e a animação.

Veja fotos do carnaval de 2024

Bloco abre oficialmente Carnaval na Capital 

Nesta quinta-feira (27), o bloco irá abrir oficialmente o Carnaval na Capital. Os organizadores do grupo dizem ter altas expectativas, já que todos os abadás foram vendidos. Entretanto, há preocupação com a falta de trios elétricos disponíveis. 

—Em 2024 levamos 50 mil foliões com quatro trios elétricos. Esse ano, a prefeitura liberou apenas um. Estamos apreensivos com isso. […] Eles alegaram que existem apenas 30 trios para todos os blocos da Capital, mas ficamos sentidos por sermos o bloco e o evento mais antigo e não tivemos nenhuma consideração — relatou Delaine Rosa, uma das responsáveis pela coordenação do grupo. 

Continua depois da publicidade

O NSC Total entrou em contato com a prefeitura a respeito da escolha do número de trios para cada bloco, mas não obteve retorno até a publicação. O espaço segue aberto.

Programação carnaval 2025

  • Data: 27/02/2025
  • Horário (início): 14h
  • Horário (saída do bloco): 19h30min, o bloco segue em direção ao centro pelo Largo da Alfândega
  • Local: Avenida Hercílio Luz

O bloco vai contar com carro alegórico em formato de caixão e apresentações do trio elétrico, DJ e show do cantor Vivinho.

Leia mais

Enterro da Tristeza, Sujos e Pop Gay: veja pré-programação do Carnaval 2025 em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Carnaval de rua de Florianópolis vai a leilão