A exposição “Estandartes em Contratempos”, organizada por Eneléo Alcides, começa nesta sexta-feira (26), a partir das 18h30min, no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. A mostra é gratuita e busca fazer um mergulho nos processos criativos dos enredos, sambas, fantasias e ateliês de costuras, ensaios técnicos dos percussionistas, dançarinos e sambistas das Escolas de Samba da Capital de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo Eneléo, a mostra irá abordar simbologias evidenciadas pela contribuição de matrizes religiosas, sobretudo de origem africana, pelos rituais de coletividade, devoção à bandeira, reverência à comunidade, respeito aos mestres de saberes e ao samba como patrimônio cultural.

— Essa será uma exposição imersiva sobre estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer Carnaval das Escolas de Samba da Grande Florianópolis — ressalta o curador.

A cenografia visual da mostra irá incluir relatos, fotografias, pinturas, documentos, objetos, fantasias e alegorias (Foto: Eneléo Alcides)

Continua depois da publicidade

A exposição

Com Eneléo Alcides responsável pela concepção e curadoria, a mostra é resultado de um trabalho de pesquisa, workshops e diálogos com profissionais das Escolas de Samba. A exposição conta com registros fotográficos realizados por Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Helane Schondermark, Marco Sardi, Patrícia Amante e Roberto Alvarenga.

A exposição conta, ainda, com assessoramento de Fernando Albalustro e colaboração de Alzemi Machado, Fabrício Peixoto, José Alfredo Beirão Filho e Rosângela Cherem.

O projeto foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, que é executado com recursos do Governo Federal e pela Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Além disso, tem o apoio da Escola Câmera Criativa, da Liga das Escolas de Sambas de Florianópolis e de todas as Escolas de Samba da capital catarinense.

“Estandartes em Contratempos” poderá ser visitada de forma gratuita até 3 de agosto. A visitação será de terça a sexta, das 10h às 17h30min, e sábados, das 10h às 14h, no Museu Histórico de Santa Catarina, que fica na Praça XV de Novembro, 227, no Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Leia mais

SC está na lista dos destinos mais procurados entre brasileiros para férias de inverno

RD Summit 2024: tudo sobre a décima edição do evento

“Gritei de felicidade”: alunos de Joinville ganham troféu em competição de robótica nos EUA

Destaques do NSC Total