Muita gente fala que o ano só começa depois do Carnaval. E nesta época, uma dúvida é frenquente: o dia de Carnaval vale como feriado? Embora muita gente aproveite para emendar quatro dias de folga, é bom lembrar que ela não é um feriado nacional e sequer estadual.

Continua depois da publicidade

Entenda tudo sobre Carnaval no no vídeo

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Definido por Lei Federal, somente os dias 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro são feriados nacionais.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a terça-feira é feriado estadual desde 2008.

E quais são os direitos dos trabalhadores no Carnaval?

Mesmo não sendo feriado por aqui, muitas empresas acabam criando acordos coletivos para dar folga na segunda e na terça-feira aos empregados mediante compensação de banco de horas ou mesmo por dispensa. Por outro lado, não é ilegal que se cobre expediente normal, que é pago como dia normal, também.

Continua depois da publicidade

Caso a empresa não conceda folga, o trabalhador só pode se ausentar mediante justificativa verdadeira, sob pena de receber advertência e, dependendo do caso, ser demitido.

> Carnaval 2022 em SC deve ter alta ocupação de hotéis no litoral e estadias reduzidas

Carnaval em Santa Catarina

Em Florianópolis, o início dos festejos é marcado tradicionalmente pelo desfile do Bloco Berbigão do Boca. O Carnaval de rua segue na capital com o desfile do bloco Enterro da Tristeza, que acontece na quinta-feira. Já na sexta-feira, a folia se espalha por todo o Estado parando somente na Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro.

> Confira o que abre e o que fecha no carnaval 2022 em Florianópolis

Em outras cidades de Santa Catarina, como Navegantes e Laguna, o Carnaval de rua é a principal atração. Nos anos de 2021 e 2022, Santa Catarina não teve celebração da festa popular, porém alguns estabelecimentos privados devem oferecer festas e comemorações. 

Leia também

Veja quais são os melhores horários para pegar a estrada no feriadão de Carnaval

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total