A onda de calor segue atuando em Santa Catarina durante o Carnaval. O pico das temperaturas será entre o final de domingo (11) e início de segunda-feira (12), quando os termômetros devem chegar a 40°C em algumas regiões. Segundo a Defesa Civil, os municípios do Oeste, que fazem fronteira com a Argentina, serão os mais afetados pelo calor.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O sábado de Carnaval (10) amanhece com tempo firme em Santa Catarina, com presença de pouca nebulosidade no litoral. Ainda assim, no Sul do Estado podem ocorrer pancadas de chuva típicas de verão no período da tarde. No litoral, chuvas fracas podem ser registradas nos extremos do dia por conta da circulação marítima.

Carnaval e calorão: veja como as pessoas estão aproveitando em Florianópolis

As temperaturas seguem altas em todo o Estado, com máximas na casa dos 36°C em boa parte do Grande Oeste e dos 34°C no Litoral Sul e Planalto Norte. Na Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí, as máximas ficam entre 29°C e 32°C.

Continua depois da publicidade

No domingo (11), a “bolha de calor” estacionada sobre o Estado segue atuação sobre Santa Catarina e a previsão é de tempo firme e ensolarado, principalmente nas regiões centrais do Estado. Não se descarta a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas.

As temperaturas se elevam todo o Estado, com máximas que devem superar os 37°C no Extremo Oeste, os 35°C no Litoral Sul e variar entre 31°C e 34°C nas demais regiões, com exceção do Planalto Sul, onde ficam em torno dos 29°C.

Na segunda-feira (12) será o auge do calor, as temperaturas também podem atingir os 40°C no Oeste, nas áreas do Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. A previsão é de tempo firme e ensolarado, mas não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas no final do dia.

Na terça-feira (13), a passagem de uma frente fria pelo oceano provoca o aumento das nuvens, favorecendo a possibilidade de temporais entre a tarde e a noite. Essa umidade causa uma diminuição da sensação de calor nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, onde as máximas devem ficar entre 29°C e 33°C.

Continua depois da publicidade

Carnaval e calor em SC

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Onde levar as crianças em dias de chuva em Florianópolis

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no Carnaval; delegada explica como se proteger

Destaques do NSC Total