A Carteira de Identidade Nacional (CIN) passará a ser obrigatória para todos os brasileiros a partir de 2032, contudo, desde 2023 já é possível emitir o documento em Santa Catarina. No Estado, a solicitação da primeira via é gratuita. Mas, caso seja necessário obter a segunda via, haverá o pagamento de uma taxa no valor de R$ 44,79.

Continua depois da publicidade

O novo formato do documento substitui o antigo número do RG pelo CPF, que passa a ser o identificador único nacional. O novo RG tem como objetivo reduzir fraudes, facilitar o acesso a serviços públicos e tornar a identificação mais segura e confiável. A troca de formato do documento pode ser feita a qualquer momento nos institutos de identificação estaduais.

Segundo a Polícia Científica, 2.151.272 de Novas Carteiras de Identidade Nacional (CNI) foram emitidas no Estado entre março de 2023 e novembro de 2025.

Veja o passo a passo para emitir a Nova Carteira de Identidade Nacional

Quais os documento necessários para solicitar o novo RG?

  • Brasileiros Natos Solteiros: certidão de nascimento original ou cópia autenticada em cartório;
  • Brasileiros Natos Casados, Separados, Divorciados, Viúvos: certidão de casamento original ou cópia autenticada em cartório;
  • Brasileiros Nascidos no Exterior: certidão de nascimento com registro consular ou certidão de opção de nacionalidade, originais ou cópia autenticada em cartório;
  • Brasileiros Naturalizados: certificado de naturalização original ou cópia autenticada em cartório.

Continua depois da publicidade

Passo a passo de como tirar primeira via em SC

  1. O primeiro passo é acessar o site da Polícia Científica e agendar o horário para atendimento presencial na unidade escolhida. Caso não tenha horário disponível, devido à alta demanda, é recomendado fazer o agendamento às 12h do dia seguinte. Novas vagas são abertas diariamente sempre neste horário.
  2. No dia agendado, é preciso levar os documentos necessários: certidão de nascimento para solteiros e a certidão de casamento para casados, divorciados e viúvos. Também é necessário informar o CPF e o endereço residencial.